Conheça as armas de Oregon e Ohio State para a final do College Football Playoff

Crédito da foto: Divulgação Nike

O grande dia chegou! Depois de centenas de jogos, partidas memoráveis, zebras espetaculares e muito futebol americano universitário, o College Football Playoff conhece hoje (12/1) seu primeiro campeão. A partida, que será disputada a partir das 23h30 (horário de Brasília), coloca os Oregon Ducks e os Ohio State Buckeyes frente a frente no que promete ser um confronto histórico.

LEIA MAIS:

Início do ano letivo é problema para Oregon na final do College Football

Podcast The Playoffs: análise das equipes que disputam a final do Futebol Americano Universitário

O caminho foi árduo, longo, cheio de percalços e questionamentos, mas Oregon e Ohio State se mostraram equipes sólidas durante a temporada e elevaram o nível técnico quando foi necessário. Oregon, representante da tradicional conferência Pac-12, carimbou sua vaga ao vencer a Florida State University, do QB Jameis Winston, na semifinal. Já a equipe de Columbus precisou derrotar o tradicional programa de Alabama no Sugar Bowl, cabeça de chave número 1 da competição.

A partida – que será disputada no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas – terá diversos embates interessantes, mas o destaque fica para o duelo de quarterbacks. De um lado Marcus Mariota, vencedor do Troféu Heisman de 2014 e provável primeira escolha do draft da NFL de 2015. Do outro, Cardale Jones, que começou a temporada como terceiro QB de Ohio State e teve que entrar em campo após lesões sérias de Braxton Miller e J.T. Barrett.

O primeiro vem provando nos últimos 3 anos que pode ser um quarterback de elite na NFL, enquanto o segundo jogou apenas três partidas na temporada, mas com excelente desempenho. A atuação dos QBs, no entanto, vai depender muito da postura defensiva de ambas as equipes. Oregon parou o explosivo ataque de Florida State em sua última partida, enquanto os Buckeyes mostraram durante a temporada que tem uma das defesas mais agressivas e eficientes da NCAA.

Outros destaques da partida devem ser os running backs. Ezekiel Elliott, o segundo-anista de Ohio State, teve partidas espetaculares contra Wisconsin (chocante vitória de 59 a 0 na final da conferência Big 10) e Alabama. Já o calouro dos Ducks Royce Freeman vem funcionando muito bem na reverente estratégia “no huddle” da equipe de Eugene.

O jogo de hoje, independente do resultado, entrará para a história por coroar o primeiro vencedor do College Football Playoff. O sistema foi introduzido no futebol americano universitário da NCAA nesta temporada e substitui o BCS Bowl Championship Game.

Texto de Bruno Beidacki. Mais em: www.theplayoffs.com.br.

Crédito da foto: Divulgação Nike



O The Playoffs é o primeiro portal brasileiro de esportes americanos. Com notícias diárias e atualizadas, fala das quatro principais ligas esportivas da América do Norte: NBA, NFL, NHL e MLB.