Com direito a susto, Austrália bate o Kuwait pela abertura da Copa da Ásia

     Começou nesta sexta-feira(09) a principal competição de seleções da Ásia: a Copa da Ásia. A primeira partida no Melbourne Rectangular Stadium teve a vitória dos donos da casa, a Austrália, por 4 a 1 em cima do Kuwait. Em um jogo que parecia ser fácil, o “ônibus estacionado” pelos visitantes dificultou as ações dos Socceroos. 


LEIA MAIS:

ABERTURA COPA DA ASIA
Cerimônia de abertura no Melbourne Rectangular Stadium.

         Um jogo que em tese deveria ser fácil começou com muito nervosismo por parte dos donos da casa. Contando com bons jogadores como Tim Cahill, Robbie Kruse e Mile Jedinak, a Austrália entrou em campo como favoritíssima ao título, mas o que se demonstrou no primeiro tempo passou longe disso. Com um “ônibus” estacionado na frente de sua área, o Kuwait veio com a clara proposta de contra-ataque, tentando achar uma falha dos Socceros.

           Foi isso que aconteceu. Aos 8 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Husain Fadhel marcou de cabeça depois de um vacilo da marcação. 1 a 0 para o Kuwait e um estádio em silêncio. A partir daí a Austrália buscou desesperadamente o gol antes que o primeiro tempo acabasse. Era importante uma reação dos anfitriões. Nada melhor para uma reação do que o principal craque do seu time. Tim Cahill, após cruzamento da lateral direita australiana, furou a retranca e marcou fazendo a festa de sua torcida. Um alívio para os australianos, que foram para o intervalo mais tranquilos, ainda mais após o segundo gol marcado pelo meia Massimo Luongo, de cabeça.

Husain Fadhel marca o primeiro gol de seu país no torneio de 2015, e silencia o estádio
Husain Fadhel marca o primeiro gol de seu país no torneio de 2015, e silencia o estádio

        Na segunda etapa, os australianos tomaram o controle das ações, levando mais perigo nos contra-ataques, já que a equipe do Kuwait se lançou para o tudo ou nada. Mile Jedinak marcou aos 21 minutos do segundo tempo, já decretando a vitória dos Socceroos. O goleiro do Kuwait, Hameed Youssef, ainda defendeu algumas bolas que poderiam aumentar a vantagem, enquanto seu time ainda sonhava em descontar e evitar uma goleada. Não foi o que aconteceu. O meia James Troisi, da pequena área, decretou a goleada australiana, aumentando o clima de festa na cidade de Melbourne. 4 a 1.

Socceroos comemorando um dos gols da goleada.
Socceroos comemorando um dos gols da goleada.

      Na próxima rodada, a Austrália enfrentará o Omã em Sydney, no dia 13 de Janeiro. O Kuwait irá até a capital australiana Canberra para enfrentar a Coreia do Sul também no dia 13, em jogo que pode decidir um lugar nas quartas-de-final. Pelo outro jogo do grupo, ainda pela primeira rodada, o Omã enfrentará a Coreia do Sul em um jogo que para muitos, pode definir o segundo colocado do grupo A. O jogo será amanhã (10) em Canberra.

Créditos das fotos: Site Oficial da Copa da Ásia



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.