CBF modifica regras da Copa do Brasil; veja o que mudou

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou ontem (09) o Regulamento da Copa do Brasil 2015 e, para a surpresa geral, o torneio terá modificações pontuais em sua fórmula de disputa. A partir de agora, tanto as Oitavas de Finais quanto as Quartas de Finais terão seus confrontos definidos por sorteio, mas a mudança de maior impacto fica por conta da retirada do critério de gols fora de casa da final.

LEIA MAIS:
Futebol ostentação! Brasileiros do Shaktar chegam de Camaro amarelo em hotel no Rio de Janeiro
Copa do Brasil tem confrontos definidos; Veja os duelos

Se para as demais fases, segue como critério de desempate, com exceção dos confrontos entre duas equipes da mesma cidade que mandem seus jogos no mesmo estádio, por decisão da CBF a final da Copa do Brasil não terá o critério de gols marcados fora de casa como critério de desempate. O objetivo da entidade é dar mais equilíbrio e emoção a disputa, porém, a mudança é bastante significativa e pode pesar decisivamente na escolha do campeão.

A outra modificação ficou por conta do estabelecimento de sorteio para definir os confrontos das Quartas de Finais, como já ocorre com as Oitavas de Finais. O que acontecerá será o seguinte: a CBF dividirá os 16 clubes em dois blocos, sendo o bloco A composto por cinco equipes que disputarão a Libertadores mais o Fluminense, time que ficou mais bem posicionado no Brasileirão do ano passado sem serem considerados os classificados para a competição continental, e os outros dois clubes serão os de melhor ranking dentre os que obtiveram a vaga nas fases anteriores da Copa do Brasil; o bloco B, por sua vez, contará com as demais oito equipes. A novidade é que, para as quartas de final, a CBF não dividirá os classificados, pois eles serão escolhidos por sorteio, podendo um time enfrentar os demais sete classificados na fase.

Foto: Getty Images