Torcidas organizadas de times rivais também são amigas; entenda

Organizadas

Os jogadores de futebol sempre dizem que a torcida faz muita diferença durante uma partida, seja para bem ou para o mal. De fato, é possível compreender a importância de um estádio lotado ao assistir um jogo pela televisão ou escutá-lo pelo rádio. Cantos e gritos de incentivos puxados, principalmente, pelas torcidas organizadas, ecoam nas arquibancadas.

LEIA MAIS
Tevez no Corinthians? Lugano no SP? Veja jogadores eternizados nas torcidas
Opinião: Você é contra ou a favor da torcida organizada?

As organizadas, por vezes saem como grandes vilãs devido a brigas e situações desagradáveis que ocorrem durante o jogo. Mas apesar das rivalidades, existem torcidas que sustentam uma grande amizade, sempre torcendo uma pela outra e, defendendo um ao outro.

Confira algumas dessas uniões das torcidas organizadas:

Chamada de União Sinistra, a Mancha Verde, principal organizada do Palmeiras, Galoucura, principal organizada do Atlético-MG e a principal torcida do Vasco, Força Jovem, são aliadas e sustentam a união a várias décadas. Nem mesmo as respectivas vitórias de um contra o outra, transforma o clima de amizade entre elas.

A torcida Império Verde, do Coritiba, chegou a fazer parte do grupo, porém, um desentendimento com a torcida vascaína em 2003, fez com que a Império fosse excluída do grupo.

As organizadas Independente, do São Paulo, Camisa 12, do Interacional e as torcidas Jovem do Flamengo e do Sport, formam a união Punho Cruzado, que ainda tinha a Máfia Azul, do Cruzeiro no grupo, porém uma briga com a torcida Jovem do Flamengo na Copa do Brasil de 2003 acabou com a amizade entre elas.

União Punho Colado é o nome do grupo das aliadas Young Flu, do tricolor carioca e a Fúria Independente do Ceará e do Paraná, respectivamente. Esta é a união que sustenta amizade com outras 12 organizadas, como a torcida Jovem do Galo e a Mancha Azul, do Avaí.

Raça Rubro-Negra, Gaviões da Fiel, Jovem do Santos, Geral do Grêmio e Fúria Jovem do Botafogo integram o grupo das organizadas que são completamente independentes e não fazem parte de nenhuma união.

Foto: Divulgação