Por onde anda Afonso Alves, ex-atacante da seleção brasileira?

Quem se lembra de atacante Afonso Alves? Ele foi um jogador que ficou nacionalmente conhecido, após Dunga o convocar para a seleção brasileira. O jogador, campeão da Copa América de 2007, atualmente está sem clube desde que rescindiu com o Al-Gharafa do Qatar no começo deste ano.

LEIA MAIS
Veja por onde anda Liedson, ex-Corinthians e Flamengo
Veja por onde anda Mineiro, ex-jogador do São Paulo
Por onde anda a bandeirinha Ana Paula de Oliveira?

O atacante foi revelado pelo Atlético-MG no inicio da década passada e no Brasil, foi o único clube em que Afonso Alves atuou. Com poucas partidas pelo Galo, em 2002 foi para a Europa, mas não em um grande centro. Ele foi atuar na Suécia, mais precisamente no Orgryte. Depois que passou dois anos no clube e marcou 28 gols em 39 partidas, ele se transferiu para o Malmo, tradicional equipe do país.

No novo time permaneceu por três temporadas, mas logo em sua primeira no ano de 2004, Afonso Alves ganhou o título do Campeonato Sueco. Na temporada seguinte sua fama de goleador já começava a aparecer. Ele foi o artilheiro da equipe com 15 gols onde o Malmo, na época, terminou o torneio nacional em quinto colocado.

Em 2006, Afonso Alves assinou contrato com o clube em que ele teve mais sucesso na carreira, depois que o Heerenveen, da Holanda, pagou cerca de 4,5 milhões de euros pelo seu passe. Sua primeira temporada foi praticamente perfeita. Em 34 jogos, o goleador balançou as redes em 31 oportunidades e se tornou o terceiro brasileiro a ser o maior artilheiro do campeonato da Holanda. Os outros haviam sido Romário e Ronaldo.

Logo após disputar a Copa América, em 2007, e ser campeão com a seleção brasileira, Afonso Alves voltou para o Heerenveen e anotou sete gols em uma só partida. Na ocasião, o jogo contra o Heracles Almelo terminou 9 a 0. Com os tentos marcados, ele bateu o recorde de Van Basten, que havia feito seis. Pelo clube holandês, Afonso jogou 49 partidas e marcou 48 gols.

No começo de 2008, o brasileiro quis ter um desafio maior na carreira e acertou sua transferência para o Middlesbrough, da Inglaterra. O preço que a equipe inglesa pagou foi cerca de 20 milhões de euros. Porém, de todos os times que ele havia passado, esse foi o que ele fez menos gols. Em 42 jogos, foram apenas 10 tentos marcados.

No ano seguinte, foi para o Oriente Médio jogar pelo Al Saad do Catar. Em apenas 15 jogos foi para às redes em três oportunidades. Com o fim da temporada, Afonso foi, por empréstimo, para o Al Rayyan, e foi muito bem na época 2009/10. Entrou em campo 17 vezes, e marcou 18 gols e ainda conquistou a Copa do Qatar. Por ter feito um bom campeonato, a recompensa veio com um contrato em definitivo com o clube.

Afonso permaneceu por mais dois anos no Al Rayyan, onde conseguiu fazer 32 jogos e marcar 25 gols. Em sua última temporada como jogador da equipe, em 2012, ainda conquistou mais um título, o Qatar Crown Prince Cup.

O atacante foi para o Al-Gharafa em 2012/13 e teve a oportunidade de jogar com os compatriotas Diego Tardelli e Alex, atualmente no Internacional. Pelo clube, fez apenas quatro partidas e depois rescindiu contrato.

Atualmente com 33 anos, Afonso Alves está sem clube, treinando por conta própria, mas já afirmou que descarta atuar em times do Brasil. E aí torcedor, com um currículo de goleador do atacante, você gostaria de tê-lo em seu clube?

Foto: Reprodução/ afonso9.wordpress.com



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.