Opinião do Torcedor: por que veterano não pode ter espaço na seleção?

Getty Images

A seleção brasileira terá uma presença ilustre no banco de reservas para o Superclássico das Américas contra a Argentina, no sábado. Kaká deverá ser apenas opção para Dunga utilizar durante o duelo na China, mas ter o experiente meia nos próximos amistosos deve ser visto com bons olhos.

A convocação do meia do São Paulo para o lugar de Ricardo Goulart foi bastante contestada, mas porque a seleção brasileira não pode ter um veterano no grupo?

É fato que a equipe precisa ser reformulada e jovens atletas devem ganhar mais espaço após a decepcionante campanha na Copa de 2014, e a presença de um jogador mais experiente pode ajudar neste processo.

O meia tem 32 anos, e mesmo que não apresente o mesmo futebol dos tempos de Milan, quando foi escolhido como o melhor do mundo, é peça fundamental no São Paulo.

O fator determinante de Kaká no time de Muricy Ramalho e que ele pode desempenhar na seleção é no psicológico dos companheiros. Ter um jogador com o histórico dele ao lado ajuda na confiança de atletas mais jovens. Pato e Ganso que o digam. Porque o mesmo não pode acontecer com Neymar, Oscar e Phillippe Coutinho?

Além disso, Kaká é bom de grupo, não costuma reclamar de ser reserva e aceitaria o papel de tutor dos jovens.

Vale lembrar que algumas seleções atuaram na Copa do Mundo deste ano com experientes jogadores no elenco.
Andrea Pirlo, aos 35 anos, era peça importante na Itália. Frank Lampard também veio ao Brasil com a Inglaterra. Didier Drogba também era titular da Costa do Marfim, aos 36 anos. O trio serve de exemplo.

A Copa de 2018 na Rússia ainda está muito distante e não se sabe a condição física que Kaká terá daqui quatro anos, ainda mais com o período que passará no futebol nos Estados Unidos, mas hoje, a seleção só tem a ganhar com o meia no elenco.



Editor senior do Torcedores.com, o jornalista formou-se na Universidade Metodista em 2009 e passou pelas redações do Diário do Grande ABC, Agora SP, UOL e Fox Sports, onde fez a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Está no Torcedores desde outubro de 2014.