Opinião: Briga contra a degola vai ser melhor que a do título brasileiro

brasileiro

Já virou cena comum no Brasileirão: chega o fim do ano, e a briga contra o rebaixamento acirra os ânimos e mais atrai o torcedor do que a disputa pelo título brasileiro.

LEIA MAIS
Atacante do Palmeiras faz comentário bizarro no Twitter; confira

Com 11 jogos pela frente, o Campeonato Brasileiro vê o Cruzeiro liderar com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo. É justamente essa a diferença que separa o nono colocado, Sport, do primeiro time na zona da degola, o Coritiba.

Existem, portanto, oito times fora dessa zona que ainda estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento. O lanterna, Botafogo, também não está muito distante. Em outras edições, vimos times na última colocação com verdadeiros abismos em relação a adversários da própria zona de rebaixamento. Agora, o time carioca está quatro pontos atrás do 16º colocado, o Bahia.

Brigam contra a Série B: Sport, Goiás, Flamengo, Figueirense, Palmeiras, Chapecoense, Atlético-PR, Bahia, Coritiba, Vitória, Criciúma, Botafogo. Ao longo das próximas 11 rodadas, alguns desses times conseguirão se afastar das últimas posições. Pouco a pouco, se livrarão do rebaixamento, mas agora o momento é de intensa expectativa.

A goleada histórica da Chapecoense sobre o Internacional, terceiro colocado e que poderia chegar mais perto do Cruzeiro na briga pelo título, é um símbolo dessa fase vivida pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto no topo da tabela a briga fica monótona, com a Raposa tropeçando sem que os rivais consigam disso se aproveitar, a parte de baixo embola e dá a graça que esperamos na competição.

Neste fim de semana, Goiás x Coritiba, Bahia x Chapecoense, Sport x Vitória e Atlético-PR x Figueirense farão confrontos diretos na luta contra a Série B. Enquanto isso, os que se livraram desses embates terão missões ainda mais difíceis, como o Palmeiras, que enfrenta o Grêmio, o Botafogo, que pega o Corinthians, e o Flamengo, que recebe o Cruzeiro.

O torcedor já sabe: quer emoção na reta final do Brasileirão? Olhe para baixo na classificação.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.