Opinião: O que é ser torcedor?

torcedor
Getty Images

Minha última postagem foi sobre a torcida organizada. Hoje vamos falar de torcedores “normais”. Se você é meu amigo e está se identificando com essa postagem me desculpe, mas aviso logo, não fiz isso pensando só em você. Será mesmo que Flamengo e Corinthians tem as maiores torcidas? Segundo o dicionário, torcedor é aquele que torce, é admirador, apreciador e fã.

LEIA MAIS
Opinião: Você é contra ou a favor da torcida organizada?

Opinião do Torcedor: Corinthians, ainda é o time do povo? O preço dos ingressos mostra o inverso

Será que para ser torcedor basta gostar ou admirar o clube? Eu vou mais além. Por exemplo, gosto do Real Madrid e do Barcelona, admiro o futebol dos dois, mas meu time de verdade é brasileiro e não torço para nenhum dos dois quando assisto a algum jogo deles. Torço para assistir um futebol de qualidade e não para um ou outro vencer.

Ser torcedor não basta ter produto oficial, tem que amar, defender com unhas e dentes, conhecer o clube, a historia, ir a jogos e muito mais. Não basta ter um blusa oficial e ir a jogos quando o time está bem, porque assim como o casamento é na saúde e na doença e só quem é torcedor de verdade está la quando o time briga para não cair, por exemplo. Tem que saber o hino e a escalação do clube.

Por exemplo: pergunte para um flamenguista um atacante do time. Ai o torcedor diz: Adriano.

O adepto que respondeu essa pergunta não é torcedor. Tudo bem, sabe um ídolo do clube, conhece um pouco da história, mas é obrigação saber que o Adriano não joga mais no Flamengo, o atacante agora é o Alecsandro.

Agora pergunta para um torcedor do Corinthians, qual é o hino do clube e o mesmo te responde: “Salve o Corinthians! O campeão dos campeões, Eternamente dentro dos nossos corações”… Isso é só o começo do hino, mas e o resto? Aquele que não sabe o hino do próprio clube pode ser chamado de torcedor? Também não.

Agora o e “torcedor” do Palmeiras, tem ajudado seu clube? Como? É sócio? Atualmente tem ido em jogos em que o time está brigando para não cair? Tem comprado produtos oficiais?

Então leitores, acho que depois dessa podemos mudar nosso conceito de torcedor e perceber que Corinthians e Flamengo não são os maiores do Brasil.

Curta a pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/lanceultimo

Twitter: @ultimo_lance



Sou estudante de comunicação social na PUC-RJ, tenho 20 anos e apaixonado por esportes. Em meus textos busco colocar a melhor informação possivel com muitos dados e as vezes opinião. O melhor do PVC e do Rica Perrone juntos em um só