O que aconteceu com Ronaldo na final da Copa de 98? Página do Facebook conta

Ronaldo

Você sabe o que realmente aconteceu com Ronaldo na final da Copa de 1998? Conhece a história de que a atriz Maitê Proença teria sido a responsável por fazer a CBF cogitar o nome de Dunga para técnico da seleção? É com boatos assim que a página do Facebook Bastidores da Bola se propõe a contar a histórias mais cabeludas do futebol.

Após constatar que teorias da conspiração, boatos e informações dos bastidores do futebol são assuntos frequentes em rodas de bar, fóruns na internet e grupos do Whatsapp, o criador da página diz ter tido a ideia para centralizar as histórias e confirmar apurações. Para proteger suas fontes, ele prefere ter sua identidade não divulgada.

LEIA TAMBÉM
Teoria da conspiração tenta provar que a Copa do Mundo foi comprada

As informações são sempre passadas por pessoas próximas aos profissionais da bola, a quem o autor apelida de “detetivões”, passando por torcedores, jornalistas, ex-namoradas de jogadores, estagiários, camareiras de concentração, massagistas, etc…

Nos posts, o autor desmembra histórias e boatos geralmente não muito aprofundados pela imprensa, mas de alto interesse dos torcedores. “A maioria das histórias são conhecidas, principalmente entre os torcedores. Os ‘detetivões’ aparecem, cruzamos as informações, e pronto”, conta o autor. “Acho que criamos um dialeto, a partir de diversas influências, e isso culminou em alguns jargões que estão bem conhecidos entre os leitores da página”, diz sobre o estilo das publicações.

Apesar de sempre partir de boatos, o autor garante ter um compromisso com a verdade e apuração dos fatos. “Quando surgiu a recente história do corte do Maicon, recebemos centenas de mensagens informando sobre a possível justificativa do ocorrido. Mas como temos um compromisso com os leitores, deixamos a poeira baixar, enquanto investigávamos toda a situação. Resultado: fizemos um post esclarecendo que eram apenas factoides”, explica.

Com pouco menos de dois mil fãs até o encerramento desta matéria, a página já consegue atingir cerca de cinco mil pessoas por post e o autor já mira parcerias com outros sites e página do Facebook.

VEJA ALGUMAS DAS HISTÓRIAS CABELUDAS QUE FORAM PUBLICADAS PELA PÁGINA:

Foto: Getty Images



Flávio Moreira é jornalista especializado em mídias sociais. Com passagens por UOL e Electronic Arts, é apaixonado por esporte e acredita na produção de conteúdo feito de torcedor para torcedor.