Manual: como ser campeão brasileiro nos pontos corridos

campeão
Getty Images

O Campeonato Brasileiro está em sua 12ª edição no formato de pontos corridos, e já é possível traçar os pontos que fazem de um clube o campeão nacional. Salvo exceções mais surpreendentes, como o Flamengo de 2009, os vencedores desse formato guardam muitas coisas em comum.

LEIA MAIS
Tabela de classificação do Brasileirão ganha emoção nas pontas
Flamengo x Cruzeiro: Veja gol contra e comemoração de bola para fora

O Torcedores.com apresenta agora uma espécie de “manual” para quem quiser ser campeão nos pontos corridos. O Cruzeiro é favorito a ganhar pela terceira vez no formato, o São Paulo já faturou três, Corinthians e Fluminense são bi. O Santos também ganhou um título.

Essa concentração de títulos mostra que pelo menos seis grandes do futebol brasileiro, em 12 anos, aparentemente ainda não aprenderam essa lição. São eles: Palmeiras, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio e Atlético-MG.

Veja na galeria abaixo alguns dos pontos cruciais para se fazer um time campeão brasileiro. Alguns pontos podem parecer óbvios, mas lembre de que metade dos grandes brasileiros ainda não sabe disso.

Os dados números foram retirados do site FutDados.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.