Hamilton pode superar marca de Vettel se vencer o GP da Rússia

Getty Images

O inglês Lewis Hamilton pode deixar para trás o alemão Sebastian Vettel, atual tetracampeão da Fórmula 1, no GP da Rússia em uma das marcas do piloto da Red Bull.

LEIA MAIS
Você sabia que já teve piloto campeão com apenas uma vitória na F1?

No último domingo (5), ao vencer o GP do Japão em Suzuka, o líder do campeonato registrou o 20º circuito diferente com triunfos na carreira, empatando com Vettel. O próximo fim de semana terá a estreia do circuito de Sochi, na Rússia, que poderá ser o 21º de ambos, mas com amplo favoritismo para a Mercedes.

O piloto que mais venceu em circuitos diferentes até hoje na Fórmula 1 é o alemão Michael Schumacher, com 23 pistas “desbravadas”. O francês Alain Prost aparece na sequência, com 22. Sem vencer nenhuma corrida nesta temporada, Vettel viu sua vantagem de quatro circuitos ser desfeita por Hamilton este ano, com as vitórias em Suzuka, Barcelona, Sahkir e Kuala Lumpur.

Se vencer na Rússia, Hamilton ainda poderá alcançar Prost este ano. O piloto inglês vai competir em um circuito no qual ainda não venceu, o de Interlagos, em São Paulo. Justamente a pista na qual se sagrou campeão do mundo em 2008 com o quinto lugar conquistado na última curva.

Para alcançar Schumacher, o inglês teria que esperar o ano que vem, quando o México voltará ao calendário da F1 após 23 anos de ausência. É difícil, mas Hamilton terá a chance de se tornar o piloto mais versátil da história da Fórmula 1, pelo menos em termos de circuitos.

Veja abaixo a lista de pilotos que venceram em mais circuitos diferentes:

Posição Piloto Circuitos
1 Michael Schumacher 23
2 Alain Prost 22
3 Sebastian Vettel 20
4 Lewis Hamilton 20
5 Nigel Mansell 19
6 Fernando Alonso 19
7 Ayrton Senna 17
8 Niki Lauda 15
9 Damon Hill 15
10 Jackie Stewart 14

Fonte: Stats F1

Foto: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.