Veja como estava a degola do Brasileiro até a 19ª rodada em anos anteriores

O Campeonato Brasileiro começará o segundo turno nesta quarta-feira (10), e pelas pontuações dos clubes que estão na parte de baixo da tabela, é melhor as equipes começarem a se mexer se não quiserem cair para a Série B. Pois com a analise de campeonatos anteriores, poucos clubes conseguiram sair da briga do rebaixamento no segundo turno.

LEIA MAIS
TOP 5: Hinos mais legais de clubes do Brasil
Confira quais clubes comemoraram o centenário com título
Polêmicas de arbitragem marcaram o primeiro turno do Brasileirão

Em 2011, por exemplo, três das quatro equipes que estavam na zona de rebaixamento caíram no final do torneio. Após o termino do primeiro turno, o “Z-4” contava com os times: Atlético-PR, Avaí, Atlético-MG e América-MG e cada um tinha 18, 17, 15 e 13 pontos, respectivamente. O Galo conseguiu escapar e jogou o Ceará, que estava antes do returno na 13ª colocação, para o descenso no final do Brasileirão.

No ano seguinte, a zona de rebaixamento dos clubes até a 19ª rodada contou com as equipes que no fim do Campeonato Brasileiro caíram para a Série B. Antes do returno, Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense eram os quatro últimos e possuíam 15, 16, 16 e 14 pontos, respectivamente. Quando o torneio acabou, apenas o Verdão e o Leão da Ilha inverteram as posições.

O ano de 2013 foi semelhante ao de dois Brasileirões anteriores. Quem encontrava-se na zona do descenso eram Portuguesa, São Paulo, Ponte Preta e Náutico. Os clubes paulistas tinham 19, 18, 15 pontos, o Timbu possuía apenas nove. Repetindo o Atlético-MG em 2011, o São Paulo saiu da incomoda zona e jogou o Vasco, que acabou rebaixado.

Esse ano Criciúma, Coritiba, Bahia e Vitória estão no Z-4, mas o Palmeiras e a Chapecoense estão ‘na briga’ também. O Verdão tem a mesma pontuação do time de Santa Catarina que é o primeiro fora da zona incomoda, ou seja, 18 pontos. Será que cai?

Foto: Getty Images



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.