Veja os pilotos que foram campeões por mais de uma equipe na F1

Getty Images

O inglês Lewis Hamilton, atual vice-líder do Mundial de Pilotos na Fórmula 1, briga para se tornar o 10º piloto na história da categoria a ser campeão por mais de uma equipe. O primeiro título da carreira de Hamilton na F1 foi conquistado em 2008, pela McLaren. Agora, sua missão é chegar ao topo do mundo com a Mercedes.

LEIA MAIS
Veja 10 sinais de que você é uma pessoa viciada em F1
Brabham, Benetton. Veja equipes que fazem falta na F1
10 carros de F1 que mostram que você está ficando velho

Além de entrar em um grupo muito seleto, Hamilton se tornará o primeiro a conseguir o feito desde Michael Schumacher, que em 2000 conquistou o tri pela Ferrari após dois títulos na Benetton. Desde então, os campeões Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Jenson Button, Sebastian Vettel e o próprio Hamilton venceram por apenas uma escuderia. Vettel é o único deles que não tentou por outra equipe, já que permanece na Red Bull e é o atual tetracampeão do mundo.

Alonso persegue seu terceiro título desde a McLaren, em 2007. Voltou para a Renault por duas temporadas, mas desde 2010 a luta pelo tri acontece na Ferrari, sem sucesso. Button, campeão pela Brawn GP, que durou apenas um ano, se mudou para a McLaren, mas não brigou mais pela taça. Raikkonen, que faturou seu único título mundial pela Ferrari em 2007, até deu sinais de que teria boas chances pela Lotus no ano passado, mas Vettel dominou a temporada. Agora, está de volta à Ferrari.

Outros nomes importantíssimos do automobilismo mundial também não conseguiram ser campeões por mais de uma equipe. O brasileiro Ayrton Senna, tricampeão pela McLaren em 1988, 1990 e 1991, se mudou para a Williams apenas em 1994, ano em que morreu no trágico acidente em Ímola. Antes disso, passou dois anos brigando contra o carro inferior da equipe de Ron Dennis.

O pentacampeão Juan Manuel Fangio é o recordista nesse quesito. Foi campeão por nada menos que quatro equipes diferentes. O argentino ganhou pela Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari. Todos os demais desse seleto grupo ganharam por duas escuderias. Confira na galeria abaixo quem são esses pilotos.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.