Relembre atletas que você nem sabia que são da Escócia

Na próxima quinta-feira (18), escoceses irão às urnas para votar pela independência. O fato de o país fazer parte do Reino Unido, assim como Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, pode ficar para sempre no passado. Pesquisas recentes mostram equilíbrio entre o “sim” e o “não” em relação à independência escocesa.

LEIA MAIS
Mistérios do esporte: por que a Grã-Bretanha é diferente na Olimpíada e na Copa?

Conhecia mundialmente pela qualidade de seus uísques, a Escócia também tem atletas notáveis. Mas, diferentemente dos destilados, em que todo mundo sabe a procedência, dificilmente se diz que determinado esportista é escocês. Normalmente, o atleta em questão é “britânico”.

O Torcedores.com relembra aqui cinco atletas e personalidades esportivas que são da Escócia.

1) Andy Murray

Britânico? Nada disso. Andy Murray (foto) é nascido em Dunblane, na Escócia. Defendendo a Grâ-Bretanha, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, na disputa de simples e a prata nas duplas. Além disso, foi campeão em Wimbledon em 2013 e do US Open em 2012.

2) Alex Ferguson

Cavaleiro do Império Britânico e treinador do Manchester United por mais de 20 anos, Alex Ferguson é escocês de raiz. É nascido em Glasgow e jogou futebol profissionalmente em sua terra entre o fim dos anos 50 e meados dos anos 70.

3) Denis Law

Membro da “santa trindade” do Manchester United (em referência à estátua que fica na entrada do estádio do clube com as imagens dele, de George Best e de Bobby Charlton), Denis Law foi um dos maiores atacantes da história dos Diabos Vermelhos e da seleção escocesa. É nascido em Aberdeen.

4) Dario Franchitti

Tetracampeão na Fórmula Indy em 2007, 2009, 2010 e 2011, Dario Franchitti também tem três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2007, 2010 e 2012). Atualmente está aposentado. É escocês de West Lothian.

5) David Coulthard

Nascido em Twynholm, Coulthard correu entre 1994 e 2008 na Fórmula 1 em equipes como Williams, McLaren e Red Bull. Não foi tão brilhante quanto seu compatriota Dario Franchitti na Indy, mas foi o vice-campeão na temporada 2001. Atualmente é comentarista esportivo.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.