Neymar vai precisar de seis anos para ser um artilheiro top da Champions

Neymar
Getty Images

O Barcelona ganhou do fraco Apoel, do Chipre, por 1 a 0 gol do zagueiro Piqué. Neymar começou como titular, jogou bem, teve algumas chances, mas não conseguiu deixar sua marca na estréia do Barça na Champions League. Neymar vai precisar jogar mais para ser um artilheiro top da Champions.

Leia mais: Você sabe quem é o maior artilheiro brasileiro na Champions?

Neymar não pode deixar escapar estas chances. Jogando em casa, contra uma equipe considerada ‘fraca’, o atacante brasileiro tinha quer ter marcado pelo menos um gol.

Se sonha em deixar sua ‘marca’ na maior competição do mundo, tem que cumprir seu contrato com o Barcelona, ficar muitos anos na Europa, e ser mais consistente.

O Brasil apesar de ter muitos jogadores atuando na Champions, poucas vezes teve o principal artilheiro da competição. Apenas Romário (PSV 89/90 com 6 gols e PSV 92/93 com 7 gols), Rivaldo (Barcelona 99/00 com 10 gols), Jardel (Porto 99/00 com 10 gols) e Kaká (Milan 06/07 com 10 gols) conseguiram tal proeza. Dos artilheiros, só Kaká se sagrou campeão em 2007.

Kaká lidera os brasileiros artilheiros da Champions com 30 gols, seguido por Rivaldo com 27, Jardel com 25, Élber guardou 24 e Romário, mesmo sendo artilheiro da competição em dois anos, só fez 20 gols no total. Ronaldo Fenômeno só fez 16 gols na Champions League em toda carreira – Cristiano Ronaldo só no ano passado fez 17 gols, novo recorde da competição em uma mesma temporada.

O recordista é Raul com 71 gols, mas não jogará mais na Champions. Cristiano Ronaldo (68) e Lionel Messi (67) devem passar o espanhol nesta temporada. Campeão três vezes com o Real Madrid, Raul marcou época e fez história na UCL.

Se Neymar quer tornar o brasileiro com mais gols, terá que manter uma regularidade. Acredito que possa chegar lá. Em sua estréia na competição, em 2013-14, Neymar fez 4 gols, com direito a um hat-trick (3 gols na mesma partida). Jogou até as quartas de final. Faltou regularidade. Mais maduro e titular absoluto este ano, o jovem Neymar deve melhorar a marca da temporada passada. Se fizer 6 gols por temporada nos próximos 5 anos, ele chega a 34 gols na Champions.

Se passar Kaká (30) ainda terá muito chão para chegar no número de Raul (71). Teria que ser muito bom e muito regular, além de ficar na Europa por um bom tempo. Se fizer 7 gols por temporada nas próximas 10, chegaria a 74 gols. Não acredito que Nymar vai ficar no Barcelona por mais 10 anos. Então teria que fazer 11 gols por temporada nas próximas seis, para chegar a 70.



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.