Diretor executivo do Tottenham será presidente do MLS Atlanta

Responsável pelas negociações de três das maiores contratações da MLS, Clint Dempsey, Robbie Keane e Jermaine Defoe, Darren Eales também tornou possível a negociação mais cara da história quando Gareth Bale trocou o Tottenham pelo Real Madrid.

Leia mais:
San Antonio Scorpions revela planos para entrar na MLS
Filho de jogador do LA Galaxy morre com uma semana de vida

Darren Eales, 42, foi o grande responsável por colocar o Tottenham Hotspur efetivamente no grande mercado do futebol. Na função de diretor executivo, tocou nos principais aspectos da gestão de futebol do clube e os desenvolveu, como estratégia de mercado, planejamento de sucessão, aquisição de jogadores, análise de performance, administração do time principal, desenvolvimento do jogador, categoria de base e supervisão médica.

O relacionamento do dirigente com os Estados Unidos já é antigo. Além de estar envolvido nas negociações de grandes jogadores como Dempsey (Seattle Sounders), Keane (LA Galaxy) e Defoe (Toronto FC) – todos ex-jogadores dos Spurs – Eales foi um dos principais envolvidos para trazer a nova jóia norte-americana para a Inglaterra, DeAndre Yedlin, lateral do Seattle Sounders que irá se juntar à nova equipe em janeiro.

“Futebol é a paixão da minha vida e ter a chance de vir para Atlanta e construir um clube do chão é muito empolgante”, disse Eales. “Terei a rara experiência de conhecer os fãs desde o início e estou ansioso para envolve-los no processo, desde nomear a equipe até criar uma atmosfera incrível em nossos jogos. É também uma oportunidade fantástica ter o apoio de um proprietário respeitado como Arthur Blank. A MLS com muita força e está deixando sua marca, então é um privilégio fazer parte dessa expansão. Não vejo a hora de iniciar o trabalho e fazer parte de uma história de sucesso”.

Desde que a MLS anunciou em abril deste ano que o Atlanta seria o 22º time profissional da liga em 2017, a empolgação tomou conta da cidade. O clube já estabeleceu recordes com mais de 5,300 torcedores se inscrevendo no “Founders Clube Season Ticket Program”, resultando em mais de 15,500 assentos reservados para a próxima temporada. Com metade do estádio já ocupados, Arthur Blank desafiou os torcedores a tomarem os 11,000 assentos restantes até o final do ano.

Eales começou a carreira de jogador na Academia de Cambridge antes de se mudar para os EUA, devido a uma bolsa como jogador de futebol, para estudar economia na West Virginia University. Pouco tempo depois se transferiu para a Brown University, onde, antes de se formar, foi Ivy League Player of the Year, NSCAA First-Team All-America, COSIDA Academic All-American of the Year e USA Today Student Athlete of the Year. Em 2012 ele foi incluído na Brown University athletics Hall of Fame.

Eales sempre quis permanecer no país e seguir com a carreira de jogador, mas as lesões fizeram com que voltasse para a Inglaterra para cursar pós graduação na escola de direito em Cambridge. Antes de chegar ao Tottenham em 2010, Eales foi conselheiro legal, diretor e secretário geral do West Bromwich Albion FC por quatro anos.

Foto: Getty Images

 

 



Jornalista Esportivo formado pelo Mackenzie e pela UCLA com passagem pela Rádio Bandeirantes, fundador do perfil Arquivo do Futebol (@futebolarquivo) e jornalista do MLS Brasil. Escreve para o Torcedores.com desde 2014. Twitter: @paulogcanova