Luol Deng quer foco só no basquete, diz ex-companheiro

Getty Images

A situação no corpo diretivo do Atlanta Hawks anda conturbada, porém um jogador prefere não se envolver muito com isso. Mesmo que, nesse caso, ele seja uma das figuras principais da questão. Essa é a atual situação de Luol Deng, ex-atleta do Cleveland Cavaliers e que começará a próxima temporada da NBA no Miami Heat.

Leia mais:
Phoenix Mercury supera desfalque e é campeão da WNBA
NBA 2K15 coloca lendas do basquete do mesmo time
Há 30 anos, Jordan assinava seu primeiro contrato na NBA
EUA celebram título do Mundial de basquete com dancinha

Apesar de nunca ter atuado pela franquia da Geórgia, o ala foi envolvido em uma polêmica quando foi divulgada uma conversa ocorrida em junho entre o ex-gerente geral dos Hawks, David Ferry, e os outros proprietários da equipe. Na oportunidade, a discussão era justamente a possibilidade de contratar Deng, que estava disponível para negociação.

A gravação mostra um trecho onde Ferry classifica o jogador como tendo um “espírito africano” dentro dele, em tom pejorativo. O ex-dirigente dos Hawks ainda acentua com a seguinte frase: “Ele é o tipo de cara que tem uma bela loja de fachada e vende contrabando nos fundos.”

Foi justamente após o caso de Deng vir a tona que se iniciaram investigações por parte da NBA e que levaram ao outro ato de racismo cometido por um diretor da equipe de Atlanta, com o envio  do e-mail de Bruce Levenson a organização máxima do basquete norte-americano.

Luol Deng poderia ter muitos motivos para estar indignado com as declarações. Entretanto, um ex-companheiro de Luol no Chicago Bulls, o ala-armador Kyle Korver, disse em entrevista a ESPN norte-americana que conversou com o mesmo sobre o tema e que ele parece não ter entendido a declaração de Ferry como um ato racista:

“Ele disse que não acha que Danny ou qualquer outro integrante dos Hawks seja racista. Ele afirmou ter ficado chocado, mas disse que às vezes as pessoas cometem um deslize. Isso é sensacional, de verdade. Ele só quer que tudo siga em frente. Ele só quer se concentrar no basquete”.

Foto: Getty Images



Jornalista formado em 2012 pela FIAM e que tem paixão por esportes, destacando-se Futebol, MMA, Basquete e Automobilismo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports.