Dez motivos comprovam: você é um saudosista na F1

Não existe uma pesquisa que mostre quantos dos fãs da F1 são saudosistas, mas com certeza são muitos ao redor do mundo, principalmente no Brasil. As lembranças dos tempos de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Lauda, Hunt, Gilles Villeneuve, Pironi, Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart e tantos outros fazem com que você não veja a atualidade do mesmo jeito.

LEIA MAIS
Veja os pilotos que foram campeões por mais de uma equipe na F1
Veja 10 sinais de que você é uma pessoa viciada em F1
Brabham, Benetton. Veja equipes que fazem falta na F1
10 carros de F1 que mostram que você está ficando velho

Mas você é um saudosista? O Torcedores.com lista agora dez motivos que te ajudam a entender se você se encaixa nessa categoria de pessoas. Confira se o passado da Fórmula 1 te emociona mais do que o presente.

1) Você não aguenta o barulho dos motores atuais

É só lembrar dos antigos v12 e até os v10 dos tempos de Schumacher para ter quase uma depressão ao ouvir os novos v6 turbo. Existem muitas pessoas que não ligaram para a mudança, alguns até gostaram do ruído menos intenso. Mas muita gente sente falta do ronco alto da Fórmula 1 das antigas.

2) Acha que volantes bons mesmo eram os antigos

Ferrari cockpit ferrari volante 2014

Você sabe que o avanço da tecnologia é inevitável para auxiliar a pilotagem e a segurança dos carros, mas não se conforma ao ver a quantidade de botões e parafernalhas presentes nos volantes dos modelos atuais. Afinal, é só voltar 25 anos no tempo para ver que era um volante redondo que girava para um lado e para o outro, e só. O resto era na base da pilotagem.

3) Perde horas vendo corridas antigas

corridas antigas youtube

E só entrar no YouTube e você, como bom viciado em F1, já tem logo nos “vídeos recomendados” algumas corridas antigas da categoria. A partir daí o negócio não tem hora para terminar. Você revive os embates de Senna contra Prost, os momentos mais históricos de Piquet, as brigas na pista de Villeneuve e Pironi, a rivalidade Lauda x Hunt… Não há limites para o saudosismo.

4) Acha um saco essa briguinha Hamilton x Rosberg

Boring-GIFS_1

O saudosista acha uma perda de tempo essa discussão atual entre Hamilton e Rosberg. Rivalidade de verdade era Senna x Prost, Mansell x Piquet, Piquet x Senna, Lauda x Hunt, Prost x Lauda, etc…

5) Sente falta de equipes como a Benetton, Brabham, etc

United States Grand Prix West

Ver Toro Rosso no lugar que foi da tradicional Minardi. Lembrar da Brabham e saber que ela não existe mais. Olhar para o grid, enxergar uma Lotus preta e dourada, mas ela não ser nem sombra do que foi a equipe original. Tudo isso machuca o saudosista da F1.

6) Sente falta de praticamente todos os pilotos do passado

rivalidade

Claro que Senna, Piquet, Prost, Schumacher, etc, fazem muita falta. Mas o saudosista sente falta até de quem não conseguiu ser tão vitorioso. Ou vai falar que Frentzen, Nannini, Boutsen, entre outros, não eram carisma puro para a F1?

7) Não suporta esses circuitos moderninhos

Im-so-bored-GIFS

Para quem cresceu vendo a F1 no antigo Hockenheim, ou pistas como Ímola, Magny-Cours, Estoril, Zolder, etc, assistir a um GP em Yas Marina, construído do nada no meio do deserto com a proeza de não ter muitos pontos de ultrapassagem, é praticamente uma heresia.

8) Acha que até o Galvão Bueno era melhor antigamente

galvão ricciardo

Embora o ufanismo tenha se mantido com o tempo ao longo das corridas de Barrichello e Massa, é nítido que o narrador não tem a mesma empolgação dos velhos tempos nas transmissões. Você pode até não gostar dele, mas acha que as narrações já foram melhores.

9) Acha uma chatice esse tal de DRS

DRS-wing_06

No seu tempo, piloto chegava, encostava, abria, e, se tivesse habilidade, passava. Não tinha essa de abrir a asa móvel (DRS) para passar mais facilmente o carro da frente. Era na base da raça.

10) Pensa que os pilotos eram mais autênticos

nelson-piquet-fights-o

As brigas verbais de Piquet e Senna, com até insinuações sobre as vidas pessoais, deram o tom da rivalidade entre os brasileiros nos anos 1980. Agora, os pilotos viraram praticamente robôs de seus assessores, programados para emitir discursos em um padrão definido. Um computador faria o mesmo.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.