Cruzeiro aposta no Mineirão para seguir rumo ao bi do Brasileiro

Cruzeiro

Jogar em casa tem sido o grande trunfo do Cruzeiro nessas últimas temporadas do Campeonato Brasileiro. Campeão com quatro rodadas de antecedência no ano passado e líder absoluto neste ano, a Raposa aposta boa parte de suas fichas nos jogos sob seu mando de campo para conseguir o bi.

Leia mais:
Veja os gols da 21ª rodada do Brasileirão
Classificação do Brasileiro: São Paulo vence e encosta no líder Cruzeiro

Depois da derrota para o São Paulo no final de semana, que fez a folga do time cair de sete para quatro pontos, o discurso dos atletas no desembarque nesta segunda, em Belo Horizonte, foi exatamente esse: em casa vamos fazer acontecer.

Se for julgar pelo que já tem acontecido até agora, não dá para duvidar dessas palavras. Em 10 partidas em casa, o Cruzeiro conquistou 93% dos pontos, um desempenho impressionante. O único jogo em que foi mandante e não conseguiu vencer foi justamente contra o São Paulo, na segunda rodada do primeiro turno. Mesmo assim, na ocasião, vencia o jogo até os 48 do segundo tempo, quando sofreu o gol que deu números finais ao jogo.

Mesmo no ano passado, quando, depois do título, a equipe deu uma amansada em seus ímpetos, a performance cruzeirense foi invejável: 86% de aproveitamento jogando em casa. E nesse caso há ainda um “agravante”: a “casa” do Cruzeiro não foi o Mineirão durante a primeira metade do campeonato, uma vez que o estádio estava em fase final de preparação para a Copa das Confederações.

Outro dado que mostra que a equipe vai bem em qualquer gramado, são os números fora de casa. Só a título de legitimação do poderio do Cruzeiro, em 2013 o time teve 55% de aproveitamento longe de casa e neste ano de 2014 o desempenho está na casa dos 54%, praticamente a mesma coisa da temporada passada inteira.

Dizem que não se pode confiar muito em raposa, porque é um bicho sorrateiro e que só espera alguém se distrair para fazer o que realmente quer. Por um lado, isso é verdade: a Raposa celeste não perdoa quem vacila diante dela.

Mas por outro lado, o que dizem Marcelo Moreno e companhia, é bem verdade, não? Quando está em casa, a Raposa celeste faz a festa.

Sao Paulo v Cruzeiro - Brasileirao Series A 2014

Foto: Getty Images



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...