Conheça o Querétaro, novo time de Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho deixou o Atlético-MG. Mas continua jogando no Galo. O meia-atacante de 34 anos foi apresentado ontem no Querétaro, do México, time que é conhecido como “Gallo Blanco”. Na equipe da América do Norte, R10 voltará a ser R49, número que usou no início da passagem pelo Atlético-MG, em 2012.

O Querétaro Fútbol Club fica na cidade de mesmo nome, que fica no centro do país. Ou seja: nada de praias como Cancún ou Acapulco para o mais novo brasileiro na praça. Além disso, o Querétaro não é um dos clubes mais conhecidos do México, ao contrário do América, Chivas e o Necaxa. O estádio Corregidora é acanhado em relação ao Camp Nou e do San Siro, onde o craque atuou, respectivamente, por Barcelona e Milan ao longo da carreira: tem capacidade para 35.575 torcedores.

E o Querétaro o está pelo meio da tabela do campeonato nacional. O Galo Branco é apenas o oitavo colocado. Vale ressaltar que a equipe também quer se firmar no país. Títulos são poucos: os campeonatos “Clausuras” de 2005 e 2006 e o “Apertura” de 2008.

O passado de Ronaldinho tem mais em comum com o Querétaro. Além do mascote dos mexicanos serem o mesmo do último clube do meia-atacante no Brasil, as cores são as mesmas do Grêmio, onde o atleta foi revelado. O Querétaro entre em campo de azul, preto e branco.

Mas o passado recente do time mexicano não tem nada de comum. O clube trocou recentemente de proprietário após o antigo dono, Amado Yánez, ter ido para a prisão por conta de fraudes financeiras. O Querétaro foi comprado pelo Grupo Imagem, um dos conglomerados de mídia do país, pertencentes a Olegário Vazquez Raña.

E o time se livrou do rebaixamento na última temporada de uma forma não muito convencional. A equipe terminou o Campeonato Mexicano na última posição. Só não caiu porque o Jaguares entrou em falência. O então presidente Yánez fez uma manobra “original”, para dizer o mínimo: comprou o Jaguares e transferiu o time para Querétaro. Assim, a equipe de Ronaldinho Gaúcho se manteve na elite do futebol mexicano.

Foto: Reprodução/Facebook



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.