Conheça a verdadeira origem do termo Fla-Flu

mata-mata
Getty Images

No próximo domingo (21), Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com objetivos distintos na competição, as duas equipes realizarão um duelo de longa tradição.

LEIA MAIS
Conheça as mulheres dos jogadores do Flamengo
Conheça as mulheres dos jogadores do Botafogo
Conheça as mulheres dos jogadores do Vasco

Por isso, o Torcedores.com preparou uma série de matérias para colocar fogo neste que é um dos principais clássicos do futebol brasileiro. Para começar, nada mais justo do que explicar a origem do termo Fla-Flu.

A expressão utilizada para designar a partida foi popularizada por Mário Filho, lendário jornalista do futebol carioca que, inclusive, dá nome ao estádio Maracanã, palco do encontro. Contudo, o que poucos sabem é que o Fla-Flu não foi criado por ele.

A primeira menção a este título remete ao ano de 1925, mais precisamente no dia 9 de outubro, no periódico O Jornal. A matéria, intitulada de O Combinado Carioca foi escalado, se referia a uma união entre jogadores de Flamengo e Fluminense para representar o Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de Seleções.

Na época, o time formado por Haroldo (Fluminense); Pennaforte (Flamengo) e Helcio (Flamengo); Nascimento (Fluminense), Floriano (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Newton (Flamengo), Candiota (Flamengo), Nonô (Flamengo), Nilo (Fluminense) e Moderato (Flamengo), empatou com a Seleção Paulista por 1 a 1, em São Paulo, mas venceu por 3 a 2 (gols de Nilo, duas vezes, e Moderato), nas Laranjeiras, e foi campeão.

Apesar do conquista, o termo Fla x Flu não pegou. Foi preciso a interferência de Mario Filho, então jornalista de O Globo, nos anos 1930 e 1940, para que a expressão caísse no gosto da galera. Com o intuito de atrair leitores e público para os estádios, o “Criador de Multidões”, como foi batizado por seu irmão Nelson Rodrigues, passou a promover concursos entre torcidas que transformaram os duelos entre Flamengo e Fluminense em episódios épicos.

Costuma-se dizer que Fla-Flu só é Fla-Flu porque Mario Filho quis assim, mas o fato é que a expressão não foi criação sua. A verdadeira origem do Fla-Flu foi em 1925.