Com gol polêmico, Flamengo vence o Corinthians por 1 a 0

Getty Images

Flamengo e Corinthians fizeram uma boa partida no Maracanã que foi vencida pelo time da casa por 1 a 0. Jogando melhor, o Rubro-Negro atuou desde os minutos iniciais em cima do adversário, mas só marcou o gol na etapa final, com Wallace, em jogada irregular não assinalada pela arbitragem.

Fla começa bem, mas partida não engrena

Como de costume, o Flamengo priorizou o ataque pelo lado esquerdo e no início da partida se deu muito bem pelo setor. João Paulo, Márcio Araújo e Everton caíram por ali e, aos 3 minutos, o volante teve boa chance de marcar, mas o chute cruzado saiu para fora.

Tecnicamente melhor, o Corinthians aos poucos foi saindo mais para o jogo sem, contudo, conseguir ameaçar o adversário. Isso acabou abrindo espaços para os contra-ataques Rubro-Negro e Everton, aos 10 e aos 15, por muito pouco não abriu o placar.

Repare no mapa de movimentação abaixo a postura tática adotada pelo Flamengo. O time de Vanderlei Luxemburgo concentra a marcação no meio-campo e, recuperando a bola, utiliza o lado esquerdo para atacar ou contra-atacar.

Mapa de calor

A partir do vigésimo minuto, o Corinthians conseguiu encaixar a sua marcação o que, em termos simples, significou fechar o lado direito de sua defesa (esquerdo do ataque do Flamengo), impedindo o Flamengo de chegar. Como vemos na mapa de movimentação abaixo, o Timão anulou o adversário, mas com a bola errou muitos passes que dificultaram a criação de jogadas. Resultado: a partida ficou amarrada e foi para o intervalo com o zero a zero no placar.

Mapa de calor

Flamengo marca com gol polêmico

No segundo tempo, o Flamengo voltou mais elétrico. Aos 15, Canteros cobrou falta com muito perigo. Aos 16, o Corinthians respondeu em sua melhor jogada e, após passe de Lodeiro, Luciano, na saída de Paulo Victor, bateu para fora.

Aos 19, a pressão do flamenguista prosseguiu e M. Araújo, em um belo chute de fora da área, obrigou Cássio a se esticar todo e a salvar o Corinthians. Aos 20, contudo, não teve jeito e Wallace, sozinho na área, chutou forte e abriu o placar.

Com a vantagem, o Flamengo recuou para garantir o resultado e se deu bem. Com contra-ataques a disposição, o time neutralizou o Corinthians e ainda conseguiu um pênalti desperdiçado por Eduardo da Silva.

Sem grandes sustos, o Flamengo venceu o Corinthians e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS

Estádio: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 14/9/2014 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)
Renda e Público: R$ 1.449.317,50 / 32400 pagantes
Cartões Amarelos: Cáceres, Márcio Araújo e Wallace (FLA); Fagner (COR)

GOLS: Wallace, aos 20’/2ºT (1-0)

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo (Luiz Antonio, aos 29’/2ºT), Canteros (Amaral, aos 33’/2ºT) e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro (Elton, aos 29’/2ºT). TÉCNICO: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf (Malcom, aos 29’/2ºT), Elias, Lodeiro (Jádson, aos 36’/2ºT) e Renato Augusto; Luciano (Ángel Romero, aos 17’/2ºT) e Guerrero. TÉCNICO: Mano Menezes.

Crédito da foto: Getty Images