Top 5: Momentos de Dunga na seleção

Dunga foi anunciado na terça-feira (22) como o novo treinador da seleção brasileira. Ele volta ao posto que ocupou entre julho de 2006 e julho de 2010. Em 60 jogos, obteve 42 vitórias, 12 empates e 6 derrotas.

Relembre aqui cinco momentos da primeira passagem do ex-volante, capitão do tetra, na seleção:

1) A estreia

O primeiro jogo de Dunga como técnico (na carreira, inclusive, já que ele nunca havia sido treinador) foi contra a Noruega, em Oslo, no dia 16 de agosto de 2006. O Brasil empatou por 1 a 1 e manteve o tabu de nunca ter vencido o país escandinavo. O time do primeiro jogo foi: Gomes; Cicinho (Maicon), Lúcio, Juan (Alex) e Gilberto; Edmílson (Dudu Cearense), Gilberto Silva, Elano (Julio Baptista) e Daniel Carvalho (Vagner Love); Robinho e Fred.

2) Título da Copa América em 2007

Em julho de 2007, Dunga conquistaria o primeiro título com a seleção. Na Venezuela, o Brasil venceu a Argentina por 3 a 0 e faturou a Copa América. Julio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves anotaram os gols.

3) Eliminação na Olimpíada de Pequim

O troco argentino aconteceu no ano seguinte, nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Os comandados de Dunga perderam por 3 a 0 para os rivais na semifinal e deram adeus ao sonho do ouro olímpico. O Brasil terminou a competição com o bronze no futebol masculino.

4) Conquista da Copa das Confederações em 2009

Na África do Sul, veio o segundo troféu de Dunga como treinador do Brasil. A seleção conquistou a Copa das Confederações em 2009 após bater os Estados Unidos na final por 3 a 2.

5) Decepção na Copa do Mundo de 2010

No ano seguinte, na Copa do Mundo, Dunga e seus atletas decepcionaram. Nas quartas de final, o time perdeu para a Holanda por 2 a 1, em jogo que marcou negativamente a carreira do volante Felipe Melo e do goleiro Julio Cesar. E vale lembrar que, na convocação, Dunga deixou Ganso e Neymar, jovens mas em excelente fase, e confirmou nomes controversos como Grafite e desconhecidos como Michel Bastos.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.