Opinião: Cruzeiro de Marcelo Oliveira é inspirador

Getty Images

O Cruzeiro montado por Marcelo Oliveira é um exemplo a ser seguido dentro do futebol brasileiro. Que pensa tanto em se modernizar, mas ao contrário do treinador celeste sente falta de alguém com coragem para ousar e, estimular a pratica de um futebol ofensivo, porém, sem deixar de ser inteligente e eficiente na hora de se defender.

O time armado por Marcelo Oliveira joga no 4-2-3-1, com uma linha de três meia-atacantes rápidos, movimentando-se muito frente à defesa adversária. Dificultando a marcação, pois se houver um esquema para tentar segurar um armadores, sobra espaço para que jogadores vindos de trás possam chegar em condições de finalizar ou avançar para dentro da área em profundidade e fazer o passe para trás.

LEIA MAIS
Possível venda de Dedé pode render 15 milhões de euros ao Cruzeiro

Marcelo Moreno apesar de não ter características de um falso 9 atua como tal, se deslocando bastante, Oliveira treinou o time para ter não um homem fixo como referencia na área, mas vários jogadores em condições de fazer gols, claro que se aparecer a oportunidade de finalizar como homem referencia Moreno o fará.

O time se movimenta em bloco, ataca com muitos jogadores e defende com muitos jogadores também. Os três meias recompõe e povoam o meio de campo dificultando a saída de bola do adversário. Everton Ribeiro é um dos jogadores que mais faz desarmes certos no time desde que chegou, até agora foram 125, para se ter uma idéia de como essa média é alta, o zagueiro Dedé fez 153, lembrando que aqui são contados apenas os desarmes certos.

Um time que joga com tamanho envolvimento tático, só pode ser batido por outro time que tenha a mesma obediência e mais recursos para improvisar. O futebol brasileiro não mostra ninguém com essas características no momento, além do Cruzeiro.

É um futebol de encher os olhos e as redes adversárias.