Opinião: Corinthians já ganhou o meio de campo

Corinthians

A Copa mostrou ao mundo do futebol que três fatores são importantes em um esquema tático: meio campo forte, recomposição rápida e compactação.

Ontem podemos ver que o Corinthians vem ganhando dois destes três fatores. A formação com 4 no meio vem sendo um diferencial por dois motivos: Elias e Petros.

O primeiro voltou muito bem da Europa e finalmente supriu a ausência de Paulinho, vem aparecendo bem ao ataque e compondo de forma importante a defesa, tanto que até consegue liberar mais Ralf ao ataque.

O segundo e na minha opinião o mais importante, pois Petros é um meia que compõe a função de 3º homem de meio campo como não vemos mais em nosso futebol, não é volante, nem meia de ligação, é meia que dá equilíbrio ao setor e preenche bem os espaços.
Outro ponto importante que vejo nesse time é que está mais compacto em relação ao começo do ano. Um exemplo podemos dar entre os minutos 26 e 30 do segundo tempo, quando de forma compacta o time estrangulou a saída de bola do Palmeiras na lateral defensiva direita. Foram sucessivos laterais cobrados em que o Palmeiras sequer conseguia sair do lugar.

Porém um ponto ainda vejo falho: a velocidade na recomposição é muito lenta. Muito se deve pela parte física de alguns atletas, ainda longe do ideal, como o caso de Elias.

Esse problema faz com que o time tenha que dosar sua velocidade em determinados momentos do jogo. Mas ao meu modo de ver, esse seja o único ponto, que pode separar Corinthians de Cruzeiro no campeonato. É preciso correr mais, para alcançar o líder sim, mas o meio campo, esse o Mano já ganhou.

Crédito da foto: Getty Images