Opinião: A boa fase de Valtteri Bottas

Na Fórmula 1, já tivemos bons pilotos finlandeses, por exemplo: Keke Rosberg, Mika Hakkinen e atualmente, Kimi Raikkonen. Porém, um piloto jovem vem chamando atenção nessa temporada. Seu nome é Valtteri Bottas. 

O piloto da Willians que chegou na categoria em 2013, pela própria escuderia, vem mostrando um talento na pista muito grande. Apesar de não ter ganho nenhuma corrida este ano, vem enchendo os olhos de quem assiste a Fórmula 1. Dos 11 circuitos , ele não conseguiu ficar abaixo da oitava colocação. Apenas em Mônaco ele não conseguiu completar a prova por problemas no carro.

Mas ao contrário de seu companheiro Felipe Massa, Bottas vem levando mais “sorte” nas corridas. O brasileiro vem sofrendo muito com as colisões e as más estratégias de sua equipe. Mas o finlandês que não tem nada a ver com isso, segue aproveitando a oportunidade de ter um carro melhor em 2014 e ocupa até agora a quinta posição no mundial de pilotos com 95 pontos.

Pude acompanhar uma entrevista do ex-piloto inglês David Coulthard elogiando, e muito, Valtteri Bottas e particularmente concordo, quando ele fala que: “não ficará surpreso se outras equipes (maiores) chamarem Bottas para o ano que vem.”

Sem duvida, a postura que Valtteri vem tendo dentro das pistas é de um piloto promissor, ousado e hoje isso na fórmula 1, conta muito.

A impressão que eu estou tendo com o piloto da Willians, é a mesma eu que tive com o mexicano Sergio Pérez e o japonês Kamui Kobayashi na Sauber em 2011 e 2012. Ambos jovens, me pareciam que seriam pilotos para uma Ferrari, Red Bull ou até McLaren. No ano seguinte, pelo menos um foi para uma escuderia de ponta.

Enquanto Kobayashi se desligou da competição por uma temporada, o mexicano recebeu uma oportunidade na McLaren depois da saída de Hamilton e não foi muito bem. Decepcionou todos que acreditaram nele, inclusive a mim. Perez não chegou nenhuma vez no pódio e no fim da temporada terminou na décima primeira colocação com 49 pontos. Como não vingou, saiu para uma equipe de menor expressão. Foi para Force Índia.

Mas voltando para o finlandês, acredito que seja quase impossível que Bottas brigue pelo título nessa temporada, até porque seu carro não chega a ser melhor que os da Mercedes, RedBull e até da Ferrari, porém se Valtteri continuar tendo essa sequência de boas corridas, com certeza a opinião de Coulthard, que é mesma que a minha, virá a se concretizar. E claro, espero não me decepcionar mais uma vez.



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.