Em busca do DNA gremista? A começar pelo técnico…

Não tente entender a mente da diretoria gremista. É indecifrável. No último domingo, 27/7, o Grêmio demitiu o técnico Enderson Moreira. Após a pausa para a disputa da Copa do Mundo, o treinador padeceu no terceiro jogo.

Com isso, surge a inquietação: o tempo para treinamentos foi útil? Contudo, a mesma situação foi vivida por Vanderlei Luxemburgo, em 2013. O treinador foi demitido dias antes do reinício do Brasileiro, depois da disputa da Copa das Confederações. Ato incompreensível e tempo desperdiçado. Na sequência, Renato Gaúcho deu competitividade ao time e oportunidade a jogadores menos consagrados, mas com potencial, casos de Alex Telles, Ramiro e Bressan.

Agora, o Grêmio busca um novo treinador. E as especulações são muitas. A princípio, todas esbarram no “DNA gremista”. Ou seja, profissionais que já passaram pelo Tricolor. Tite, Felipão, Celso Roth, Sabella e Dorival Júnior (estes dois últimos como jogador)… técnicos que sabem o peso da camisa.

As opções são boas. Tite, por sinal, a melhor delas, tendo em vista o seu sucesso à frente do Corinthians. Contudo, o treinador segue na “estudabilidade”.  Ainda como informado aqui pelo Torcedores.com, Roger Machado e Gilson Kleina figuram como opções.

Já tive contato com o presidente Fábio Koff, o diretor-executivo Rui Costa e o assessor de futebol Marcos Chitolina. Todos, sem exceção, têm um grande caráter e são profissionais competentes. Atendem ligações e são respeitosos com as informações. Contudo, assim como em todas as empresas, cometem erros.

O elenco é capacitado e há diversas opções, principalmente no meio-campo. No caminho da diretoria, a torcida espera um técnico com o DNA gremista para que, enfim, o período vitorioso retorne. Vale o voto de confiança?

Crédito da foto: Getty Images



Aficionado por futebol, escreve sobre o Grêmio "para o que der e vier". Não tece comentários bebendo vinho, mas sempre coloca o Mundial no caminho. Trarei a visão não-regionalizada do Imortal. Curta, compartilhe e comente.