Beats by Dre usa estratégia inteligente com atletas de alto nível

“Uma estratégia criativa, audaciosa e muito, mas muito inteligente mesmo!”

Apesar de não ter sido um patrocinador oficial da Copa do Mundo, a marca Beats By Dre (Lançada pelo rapper Norte Americano que leva o nome ao produto), recém comprada pela Apple por 3 bilhões de dólares aproveitou o evento muito bem com ações de “marketing de guerrilha” que conseguiram ludibriar a Sony e seu contrato milionário de licenciamento como patrocinadora oficial da Copa.

Primeiramente, a Beats by Dre associou sua imagem a grandes atletas das principais seleções do mundial como Neymar, Fabregas, W. Rooney, L. Suarez, M. Goetze, R. Van Persie e Javier “Chicharito” Hernandez lançando sua campanha mundial nomeada “O Jogo Antes do Jogo”, com diversos vídeos veiculados no país de cada atleta, além do comercial mundial que juntava trechos de todos os vídeos em um só, onde os jogadores utilizam seus fones customizados.

Em segundo lugar, a marca possui uma proposta de fones de ouvido customizados, sendo assim, não foi por acaso que os fones do Neymar eram amarelos, os do Fábregas vermelhos, os do L. Suárez azuis e os dos outros atletas nas cores de suas respectivas seleções.

O que trouxe maior sucesso para esta campanha foi o fato de que os atletas eram vistos em seus momentos de descontração utilizando o produto por livre e espontânea vontade, de forma natural, tornando o gesto autêntico e genuíno o que o torna mais marcante do que quando o jogador utiliza outros produtos de patrocinadores como amarrar suas chuteiras da Nike ou tomar sua bebida isotônica.

Diante de tanta atenção dada pelos espectadores do Mundial, a Fifa teve de tomar providências e proibiu os atletas de utilizarem os fones dentro dos estádios e em entrevistas oficiais em função do contrato milionário da patrocinadora oficial Sony.

O fato da proibição da Fifa teve um efeito contrário ao desejado pela Sony, e ao invés de esfriar o reboliço que se fazia em torno da Beats, gerou-se mais divulgação ainda, e do melhor tipo, em forma de mídia espontânea nos principais veículos de comunicação. Era tudo que a Beats queria.

Para finalizar sua “participação” na Copa do Mundo, a marca Beats deu um pequeno mimo para os 24 jogadores campeões da seleção alemã. Um fone personalizado banhado a ouro 24 quilates. A campanha foi divulgada em um vídeo com a famosa modelo Naomi Campbell.

Apesar do grande sucesso desta campanha, esta não foi a primeira vez que a Beats usufruiu desta estratégia inteligente. Nas Olímpiadas de Londres em 2012, a Beats distribuiu milhares de fones para os principais atletas da competição como toda a delegação inglesa e a seleção de basquete dos Estados Unidos quebrando as mesmas barreiras de licenciamento que quebrou na Copa do Mundo, só que nesta ocasião o contrato de patrocínio do evento pertencia a Panasonic.

Das Olímpiadas de 2012 para cá, a Beats manteve a estratégia de distribuir seus fones personalizados para atletas de alto rendimento de outras modalidades esportivas como estrelas da NBA e NFL, além de alguns rappers e celebridades mundiais.

Assista abaixo alguns dos vídeos da campanha “O jogo antes do jogo”.



"Profissional de Marketing Esportivo" - MBA em Marketing Esportivo - ESPM - Bacharel em Administração de Empresas - PUC-SP - Amante de esportes e de marketing