Você conhece as regras ‘fantasmas’ do futebol?

Todo mundo sabe que o futebol, esporte mais apaixonante e mais polêmico do mundo, tem apenas 17 regras, certo? Sim, mas até a “página 2”. O que muitos desconhecem é que há uma série de outras determinações criadas pelos apaixonados torcedores que precisam ser respeitadas para um bom andamento do jogo: são as chamadas regras “fantasmas”.

Quem é fanático por futebol, sabe. Experimente assistir a um jogo, importante ou não, com um grupo de amigos e, ao ver um ataque perigoso de sua equipe, gritar “gol” antes da bola estufar as redes. Se a redonda não entrar, vai sobrar sopapo na sua cabeça, com toda a certeza.

É a regra “fantasma” número 1: não pode gritar gol antes da hora.

DESTAQUES
Você não vai acreditar nessa enterrada por trás
Olho no futuro: sub-21 tem potencial para o ouro olímpico

Não estranhe se você trombar com um conhecido – ou com vários – em dias diferentes na mesma semana e ele – ou eles – estiverem vestindo a mesma camisa, a mesma calça e, se você quiser arriscar descobrir, até a mesma cueca.

Tudo isso é “culpa” da segunda regra extra do mundo da bola: usar a roupa da sorte em dias de jogos.

A terceira regrinha só funciona ao assistir aos jogos no conforto do lar, seu ou de um conhecido. Atenção: não use a terceira regra fantasma quando estiver no estádio, para o seu próprio bem.

Manja aquele lugarzinho no sofá, bem no cantinho, com visão perfeita para a televisão? Pois é. Foi dali que você viu seu time conquistar a vaga nas semifinais daquele torneio importante e levar, nos  pênaltis, um lugarzinho na final. Na hora da decisão, você PRECISA sentar ali para que seu time seja campeão.

É a terceira regra fantasma: Sente-se sempre no mesmo lugar em jogos importantes.

Elogiar o goleiro de seu time durante uma partida? Nem pensar!!! É gol certo do rival. Experimente dizer que o seu arqueiro está tendo uma atuação espetacular em determinado jogo.

É apenas questão de tempo para a bola passar no meio das pernas, escapar por entre as mãos. É a maldição da regra fantasma número quatro.

Fechando o ciclo das regrinhas não escritas que qualquer torcedor precisa seguir para, no mínimo, ter uma chance de vitória é nunca menosprezar o rival.

Sabe aquele papo furado que todos os jogadores usam na véspera de um jogo contra a “Taguatinguense”, lanterna do campeonato, com zero pontos e zero gols, dizendo que “eles merecem respeito”?

Essa é a regra fantasma número cinco: jamais menosprezar um rival antes de a bola rolar, por mais fraco que ele possa parecer. Isso evita, no caso de uma catástrofe, a tiração de sarro mais acentuada dos amigos.

Aí estão, amigos, as cinco regrinhas extras que vocês precisam seguir para aumentar as chances de vitória de suas equipes. Façam isso, ou serão assombrados para sempre.

 



Redação do Torcedores.com