Conheça o time mais conhecido pelo marketing do que pelo campo

Se não fosse por atletas como os atacantes Túlio Maravilha, Viola e, mais recentemente, o paraguaio Salvador Cabañas, o Tanabi Esporte Clube seria apenas mais um dos pequenos clubes do interior paulista. Acontece que o alviverde da cidade homônima (localizada a 477km de São Paulo) se notabilizou por contratações fanfarronas.

DESTAQUE
Cabañas pode pintar em Barueri; entenda

O mais recente é Cabañas. O carrasco de Flamengo e Santos na Libertadores de 2008 foi contratado em março deste ano para atuar por apenas três jogos pelo time do interior. O paraguaio, que levou um tiro na cabeça em 2010, sobreviveu e voltou aos gramados, pode deixar o clube antes mesmo de estrear.

Viola também passou passou pelo Tanabi. No ano passado, o ex-atacante de Corinthians, Palmeiras e Vasco atuou pelo Índio do Nordeste ao lado de outro medalhão: o meia Marco Antônio Boiadeiro, que interrompeu uma aposentadoria de 13 anos para jogar no clube paulista.

Em 2012, contudo, veio a grande aposta de marketing do presidente do clube, Irineu Alves: Túlio Maravilha. O atacante, que ainda buscava o milésimo gol na época, disputou cinco partidas pelo time e balançou a rede cinco vezes.

Apesar de levar os holofotes para o time, o Tanabi segue na disputa a Segunda Divisão do Campeoanto Paulista (equivalente à quarta divisão). Atualmente, a equipe é a lanterna do Grupo 2 do torneio, com um empate e três derrotas em quatro jogos.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.