Relembre atuação histórica de Magic Johnson como novato

Quando lembramos dos Playoffs da NBA, e das atuações históricas dos jogadores, uma me vem a cabeça. Geralmente os Playoffs são decididos pelos melhores jogadores, os veteranos, mas no ano de 1980, a história foi diferente. Magic Johnson, na época apenas um ‘rookie’ (novato), decidiu a Final da NBA, com uma atuação memorável e que ficaria para história como a maior atuação de um novato nos Playoffs.

A final era contra o Philadelphia 76ers, do clássico e grande jogador Dr. J. Kareem Abdul-Jabbar, o MVP da Liga na época e melhor jogador do LA Lakers se machucou no quinto jogo da melhor de sete, e mesmo com a vitória dos Lakers e vantagem por 3 a 2 na série, teriam que voltar para Philadelphia e enfrentar a grande equipe dos 76ers..

DESTAQUES
20 motivos para ser fã de Kevin Durant
Jordan: “Kobe copiou e roubou meu estilo de jogar”; assista
Top 25: Melhores duplas da NBA

A preocupação era grande, os Lakers venciam por 3 a 2 nas finais, mas ficariam sem seu principal jogador, craque, pivô e MVP pros próximos jogos da final e na cabeça deles, seria impossível vence-los sem Kareem.

Magic Johnson

Porém uma pessoa sabia que apesar de ausência do ídolo Abdul-Jabbar, os Lakers conseguiriam se sair bem e jogar de igual para igual com os temidos 76ers.

Na conversa com o time, o novato Magic Johnson disse: “Don´t Fear, Magic is Here.” (“Não tenham medo, Magic esta aqui.”).

No jogo 6, Magic Johnson fez o que para muitos foi seu melhor jogo na NBA, com apenas 20 anos, e como um novato, começou o jogo como pivô no lugar do Kareem Abdul Jabbar, e depois se deslocou, e acabou jogando nas cinco posições, com uma performance dominante, acabou a partida com 42 pontos, 15 rebotes e 7 assistências. Magic Johnson terminou a partida como o MVP da Final de 1980 da NBA.

Jamal Wilkens, seu colega de equipe, terminou com 37 pontos e 10 rebotes, e depois da partida disse, que nunca tinha visto uma performance de um menino de 20 anos assim. E que ele seria um jogador muito especial.

Acertou em cheio. Magic Johnson se tornou um mito da NBA, ganhou 5 títulos e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Assista ao melhores momentos da partida:

 



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.