Por que os técnicos brasileiros não se dão bem na Europa?

Rubens Chiri/saopaulofc.net

O técnico argentino Diego Simeone tem boas chances de ficar marcado eternamente na história do Atlético de Madri. O clube espanhol pode conquistar a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol. Se perder o torneio local, outro treinador portenho pode ficar com a taça: Gerardo Martino. Já os brasileiros… não comandam nenhum time de expressão na Europa.

Por que os brasileiros não são protagonistas no futebol também como treinadores? Várias são as razões. Penso que a principal delas é a arrogância. “Claro que ele leva uma vantagem muito grande no trabalho. Ele tem orçamentos altíssimos, estrutura excelente. A gente só poderia dar um 10 para ele no dia que ele pudesse trabalhar em um time do Brasil e ganhar um Brasileiro com a estrutura que nós temos. Por enquanto, ele ganha um 9”, disse Muricy Ramalho sobre José Mourinho em entrevista para a ESPN Brasil em 2010.

O pior é constatar que a opinião externada por Muricy acaba sendo compartilhada por vários treinadores no Brasil. Como se o futebol brasileiro fosse o maior balizador da capacidade de um técnico. Será que Muricy Ramalho e Mano Menezes teriam o mesmo êxito que José Mourinho e Pep Guardiola no comando de Chelsea e Bayern de Munique? Duvido.

Outro fator que tem que ser levado em consideração é a língua. Muitos treinadores brasileiros acabam tendo dificuldade para trabalhar na Europa por dominarem o idioma dos países em que atuam. O aspecto cultural também atrapalha. Vanderlei Luxemburgo cavou a sua sepultura quando quis obrigar os astros do Real Madrid a treinar como os jogadores brasileiros treinam aqui no país. Se respeitasse o costume dos europeus, poderia ter vida mais longa.

Será que vamos ter algum treinador brasileiro fazendo sucesso na Europa em curto prazo? Se Tite resistir à tentação das ofertas dos clubes do Brasil e focar num time europeu, ele é o mais preparado para iniciar uma trajetória vitoriosa nos gramados do Velho Continente. É estudioso, dedicado e humilde. Sempre acha que pode aprender mais. Torço pelo seu sucesso!

Crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com