Por mais técnicos “sem grife” no futebol

Cristóvão Borges é discreto. Tem fala mansa, não faz estardalhaço por nada. Só aceita proposta quando o clube está sem treinador. Trabalha. Sem reclamar. Sem fazer marketing. Sem “grife”.

Poderia fazer uma campanha: “por mais Cristóvãos no futebol”. Pessoas que fazem o seu trabalho sem passar por cima de ninguém. Mas que muitas vezes acabam sendo atropeladas por esse meio sujo nos bastidores também conhecido como futebol.

Cristóvão Borges ficou conhecido em âmbito nacional por ser auxiliar técnico de um treinador também conhecido pela correção no trabalho do dia a dia e pela retidão de caráter: Ricardo Gomes. Quis o destino que ele voltasse a ser treinador profissional com o AVC de Ricardo em 2011.

Fez dois jogos muito parelhos com o Corinthians nas quartas da Libertadores de 2012, quando esteve a um gol de Diego Souza de avançar de fase. Mas foi castigado com uma cabeçada certeira de Paulinho quase nos acréscimos da partida. Me arrisco a dizer que naquela partida foi decidido o campeão do torneio.

Ainda naquele ano, conseguiu a proeza de manter o Vasco entre os quatro primeiros colocados por 48 rodadas seguidas no Brasileirão. Mas caiu de rendimento e pediu demissão. No ano seguinte, iniciou uma boa campanha com o Bahia, mas sucumbiu diante do elenco reduzido e acabou pagando com a perda do cargo.

Em 2014, Cristóvão assumiu um Fluminense em crise e em frangalhos. Mas com seu ‘jeito professor’, como definiu Fred, já engatou quatro vitórias consecutivas e fez a confiança voltar ao time das Laranjeiras. Qual foi o segredo? Trabalho, treinamento, bom padrão tático. Tudo isso feito sem alarde.

Felizmente, técnicos com perfis parecidos ao de Cristóvão tem surgido aos montes recentemente. Jayme de Almeida, Enderson Moreira, Claudinei de Oliveira…só para citar alguns nomes. Vida longa aos técnicos sem grife no futebol!

Crédito: Flickr do Fluminense/Divulgação



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com