Opinião: Zidane x Ronaldo: Quem jogou mais?

Quando falamos em futebol, em craques, em Copas do Mundo nos últimos anos, dois nomes nos vem a cabeça. Ronaldo e Zidane.

Ronaldo, o verdadeiro, o original, o fenômeno. E Zizou, acho que não precisa mais explicações. Ambos campeões do mundo, melhores do mundo, e claro com legados eternos nos campos de futebol mundo afora.

Quando comparamos esses dois gênios da bola, apesar de jogarem em posiões diferentes, um centroavante e o outro camisa 10, acho que pelo que produziram na carreira, realmente sobressaltam outros grandes craques da sua geração.

Resolvemos fazer uma comparação entre estes dois fora de série.

 Carreira:

Ronaldo surgiu cedo, e logo ja foi desequilibrando partidas e marcando gols. Do Cruzeiro para a fama foi um pulo, campeão mundial com 17 e com 20 anos já era considerado o melhor do mundo, e um fenômeno na Espanha.

Zidane demorou um pouco mais para estourar, com grandes performances no Bourdeaux, logo se mudou para a Juventus, na época um dos melhores times do mundo.

 

Clubes:

Ronaldo – Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan e Corinthians.

Zidane – Cannes, Bourdeaux, Juventus e Real Madrid.

Títulos equipe:

Ronaldo – Campeão do Mundo (94/2002), Copa America (97/99), Copa das Confederações (97), Copa do Rey (96), Copa do Brasil (93/2009), La Liga (2003) e Mundial de Clubes (2003)

Zidane – Campeão do Mundo (98), Euro (2000), Champions League (2002), Liga Italiana (97/98) La Liga (2003), Mundial de Clubes (96/2002)

Lembrando que o Ronaldo nunca tinha sido campeão de uma Liga até ir jogar com o Zizou no Real.

Títulos individuais:

Ronaldo – 2 Bola de Ouro (97/2002), Prêmio FIFA Melhor do Mundo (96/97/2002)

Zidane – 1 bola de Ouro (98), Prêmio FIFA Melhor do Mundo (98/2000/2003)

 

Classe/Categoria:

Nesse caso o francês leva a melhor, quando falamos em classe e categoria no futebol Zidane é o nome, poucos jogadores conseguiram ter uma categoria e ser tão eficiente.

Gols:

Aqui quem manda é o Fenômeno, maior artilheiro da história das copas com 15 gols e artilheiro por onde passou, se tem uma coisa que o brasileiro tinha facilidade, era em fazer gols.

Gols em Finais:

Zidane fez dois gols do título na final da Copa da França, um na final da Copa da Alemanha e um de placa na final da Champions League em 2002.

Ronaldo fez os dois gols do título na final da Copa da Korea/Japão.

foto31

Confronto Direto:

Pois é, se até agora teve um empate técnico, nesse caso Zidane leva a melhor. Nos dois encontros históricos que tiveram, dois pesos pesados se encontrando na Copa do Mundo, ambos jogos decisivos, o mundo inteiro de olho, deu França.

98 – Na final, Zidane fez dois gols no primeiro tempo, praticamente selando a partida. Ronaldo ‘amarelou’ e praticamente não entrou em campo.

2006 – Acima do peso, o brasileiro viu, talvez a melhor performance do francês na vida, pedalou, deu a roleta, chapéu, e claro a assistência para o Henry decidir a partida.

Parte Negativa:

Ronaldo – muitas contusões que atrapalharam sua carreira, sua performance e seus números

Zidane – depois de fazer um gol na final da Copa deu uma cabeçada e foi expulso prejudicando sua equipe.

Resultado Final: Zidane foi mais completo e mais decisivo quando importava, nos confrontos diretos nos jogos da Copa do Mundo. O Zidane é o único jogador a ‘ganhar’ ou ‘eliminar’ o Brasil de duas copas. Ganhou tudo na carreira tanto na seleção quanto pelo clube.

 

Assista aqui um vídeo dos dois craques:



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.