Opinião: Ceará tem grupo competitivo e agrada Sérgio Soares

Depois dos 3×0 para o América-MG, o sinal de alerta foi dado em Porangabuçu. Os mais afoitos já acusavam a defesa de ser vulnerável, o meio não ter criatividade e o ataque só ter Magno Alves. O vice na Copa do Nordeste e o título estadual já tinham expirado.

Cinco jogos depois e principalmente com o empate com um jogador a menos diante do Náutico, depois de estar perdendo por 2×0, e com a vitória sobre a Chapecoense, fora de casa e de virada, mostraram que o Ceará pode não estar no ápice, mas revela um grupo em que o técnico Sérgio Soares tanto pede em todas as suas entrevistas: um time competitivo.

O desespero dos torcedores mais exigentes é quando Magno Alves não consegue jogar bem, aí o time padece sem um atacante com faro de gol. Em Chapecó, Bill reapareceu. Foi assim em jogos decisivos contra Vitória e Fortaleza.

Verdade que nas finais da Copa do Nordeste e do Estadual, o camisa 9 alvinegro desapareceu, mas os problemas pessoais talvez tenham impedido. Com a situação resolvida, pode ser que agora, o caminho até os 40 gols seja percorrido sem extracampo e com mais periodicidade.

É óbvio que a jornada até o final de novembro muita coisa vai acontecer. Mas Sérgio Soares já comentou que seu desejo neste momento é chegar até a parada para a Copa do Mundo no G4 da Série B do Brasileiro.

Os dois próximos desafios, contra adversários historicamente difíceis de serem batidos em seus domínios, vão ser a prova para o treinador alvinegro ter a certeza e saber quem poderá contar após o Mundial. O balanço de entrada e saída de jogadores deverá ser feito com mais rigor.

E se a moral alcançada com a vitória de virada sobre um time de Série A, fora de casa, encheu de entusiasmo os mais otimistas, vai ser preciso jogar e pontuar bem em Floripa e Natal para a comissão técnica e a diretoria acreditarem que o grupo tem competitividade. Resta saber se durante a Copa haverá mais motivos para o clube reforçar, reduzir ou confiar no elenco.

Confira este e outros posts sobre o futebol cearense no Blog do Kempes



Jornalista com passagens pelo Lance!, Diário do Nordeste, TV Diário e Federação Cearense de Futebol