Opinião: Barcelona também merece título do Espanhol!

Sábado, dia 17 de maio de 2014, terá fim um dos melhores Campeonatos Espanhóis da história. Na 38ª rodada, Barcelona e Atlético de Madrid jogarão a partida que decidirá o campeão. Um simples vitória do Barça, deixo título na Catalunha, mas os Colchoneros tem o empate e o contra-ataque a seu favor.

Apesar dos 9 títulos na Liga, o Atlético de Madrid está em um patamar inferior do Blaugrana, que possui 22 conquistas. Essa diferença é ainda maior quando se lembra que, desde 1996, o time de Diego Simeone não sabe o que é chegar ao topo da Espanha. Faz tanto tempo que o atual treinador era ainda jogador da equipe na ocasião. Tudo isso, porém, pode acabar se a melhor defesa da Europa, mais uma vez, não sofrer gols.

O cenário coloca o Atlético de Madrid como justo merecedor do título. No entanto, isso não significa que o Barcelona não seja digno de alcançar tal feito. A equipe que, vem em queda desde a saída de Pep Guardiola, viu-se abalada pelas doenças de Abidal e Tito Villanova, sendo que este veio a falecer este ano, e enfrenta problemas na justiça em razão da contratação irregulares de jogadores, é vista como a vilã.

O duelo do final de semana é o típico confronto de Davi x Golias e, como na história bíblica, o personagem supostamente mais fraco goza de grande simpatia. É por essa razão que o Atlético conta com o apoio popular, além da torcida do Real Madrid que jamais preferirá ver o Barça novamente no topo.

No entanto, se o Barcelona chegou até aqui em condições de ser campeão ele também não deve ser considerado merecedor do título? Como bem lembrou Iniesta, o time também liderou muitas rodadas, correu e sofreu como todos os adversários.

É importante ter isso mente para o próximo final de semana. O Atlético de Madrid fez uma campanha histórica e certamente tem direito à “La décima” Liga Espanhola, mas o Barcelona também é merecedor de conquistar o seu 23º título espanhol.

Foto: facebook.com/fcbarcelona