O sucesso do álbum de figurinhas simboliza a Copa que deu certo

figurinhas

Vai ter Copa? Esta frase foi ouvida por muito tempo aqui no Brasil e virou até motivo de fan page de gozação sobre o tema no Facebook. Mas no que depender do álbum de figurinhas, vai ter Mundial sim. Até agora, é a única parte da Copa que deu realmente certo.

Tenho 29 anos. Em tese, é uma idade em que não se coleciona mais figurinhas, certo? Errado. Além de colecionar, vejo vários amigos meus que marcam até encontro no bar só com o pretexto de trocar figurinhas. Ontem, presenciei uma situação curiosa: o amigo do meu pai me mandou mensagem perguntando se eu tinha a figurinha 639, pois só faltava essa para o sócio dele completar o álbum.

DESTAQUES:
Astro da NBA se rende à mania das figurinhas da Copa

Na empresa onde eu trabalhava (UOL), dá pra contar nos dedos nas mãos e nos pés o número de pessoas que colecionam o álbum de figurinhas. E digo mais: tem gente lá que está perto de completar o segundo álbum. Este é um exemplo que vivenciei. Tenho certeza que redações de todo o país tem passado pela mesma rotina de troca de figurinhas.

Outro exemplo que simboliza o sucesso do álbum de figurinhas da Copa foi a ideia da Panini de criar o álbum de capa dura, que ganhou até o jocoso apelido de ‘álbum gourmet’, mas caiu no gosto dos marmanjos. Vi vários casos de amigos que compravam figurinhas e ainda não colavam por estarem esperando ter um exemplar deste álbum disponível para compra.

E os locais só para troca de figurinhas? Quem quer ver se o álbum da Copa do Mundo fez realmente sucesso, sugiro um teste: vá neste final de semana ao Shopping Eldorado ou na Praça Victor Civita, só para citar dois pontos de São Paulo, e se assuste com a quantidade de pessoas (adultos e crianças) trocando figurinhas.

Esqueça os estádios, as obras de infraestrutura e os inúmeros problemas do Brasil. O álbum de figurinhas é a Copa do Mundo que já deu certo.



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com