Mayweather tenta manter invencibilidade neste sábado

O boxeador norte-americano Floyd Mayweather sobe na noite deste sábado ao ringue do MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA), para enfrentar o argentino Marcos Maidana. O combate é o principal da noite, que terá outras três lutas. O evento acontece a partir das 23h (horário de Brasília).

Mayweather tem 37 anos e 45 vitórias (26 nocautes) nas 45 lutas que travou na carreira. Ele defenderá diante do argentino o cinturão dos meio-médios (66 kg) do Conselho Mundial de Boxe. Diante de Money estará o sul-americano Maidana, sete anos mais jovem e detentor de um cartel de 35 vitórias (31 nocautes) e três derrotas. Contra Money, tentará manter seu título da Associação Mundial de Boxe.

Conhecidíssimo também por suas ações fora dos ringues, o americano é polêmico nas declarações na ostentação. Adora carrões, joias e, claro, mostrar tudo isso ao mundo via Instagram. A última do multicampeão é a ideia de comprar o Los Angeles Clippers, time de basquete da NBA que deve ser vendido após o escândalo envolvendo o dono da franquia, Donald Sterling. Enquanto isso, o argentino é mais discreto, família, sem estardalhaços.

Dinheiro nao é problema para Mayweather. Para subir no ringue neste sábado, ele receberá uma bolsa de US$ 32 milhões, além de porcentagem de pay-per-view. Maidano, por sua vez, ganhará apenas US$ 1,5 milhão, além de pay-per-view.

Além da discrepância no valor do cheque que receberão após a luta, os pugilistas têm características bem distintas. Mayweather é tático, estratégico. Mina os adversários com precisão nos contragolpes, esquivas velozes e bloqueios que parecem um escudo.

O sul-americano é um nocauteador (31 de suas 35 vitórias aconteceram dessa forma). Tem punch, agressividade, ritmo para aguentar os 12 assaltos e, o mais importante: queixo para aguentar porrada.

Contudo, a experiência de Mayweather é importante aliada na manutenção do reinado. Por pontos, mais uma vez, o norte-americano deve conseguir a vitória e o cinturão de El Chino.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.