Manchester City seguindo o caminho do Chelsea

O Manchester City acabou de ganhar seu segundo título da Premier em três anos. Com um elenco cheio de craques, mais uma vez conseguiu assegurar a vitória na ultima rodada da tão disputada Premier League. Aos poucos o City vai se tornando uma equipe ‘grande’ e com a ajuda financeira esta se estabilizando como uma equipe de ponta na Europa. O Man City está seguindo o caminho Chelsea.

Ambos eram clubes ‘esquecidos’ em sua cidade. Ambos estavam há mais de 50 anos sem o título da Liga Inglesa e com a ‘ajuda’ financeira chegaram lá. Só o dinheiro não é suficiente, também é necessário organização, liderança e claro um grande manager. Chelsea já tinha dinheiro, mas só começou a ganhar depois que o Mourinho chegou, o mesmo com o City, que mesmo com o dinheiro, só foi ganhar títulos quando chegou o técnico italiano Mancini.

Queimaram milhões de euros e pounds em jogadores que não tinham muito o que dar. No Chelsea alguns deram muito certo como Petr Cech, e Drogba, que viraram lendas no clube, outros não duraram seis meses. O mesmo aconteceu com o City, rasgaram milhões até acertar.

O russo Roman Abramovich gastou 520 milhões de reais para comprar o Chelsea e mais uns 500 milhôes em jogadores. Já o grupo Abu Dhabi United gastou 800 milhões de reais no Manchester City, e também queimaram muito dinheiro, até chegar a equipe de hoje.

Desde a compra o Chelsea já ganhou a Premier League três vezes chegando a um total de quatro, o City já ganhou duas e também chegou a quatro conquistas na história. No total são sete títulos da FA Cup pro Chelsea e cinco pro City.

Mesmo trocando de técnico, a equipe de Londres chegou ao tão sonhado título de campeão da Europa em 2011-12, depois de bater na trave por vários anos seguido, e também conseguiu a Liga da Uefa no ano passado. Aos poucos vão escrevendo sua história na Europa. Já o Man City ainda esta engatinhando na Champions, eliminado na primeira fase no ano passado e oitavas neste ano, a equipe ainda esta adquirindo experiência em competições européias.

Com a experiência ambas equipes tem tudo para se manter no topo por muito tempo.

O dinheiro compra jogadores, compra status, mas o título vem com trabalho e claro muita dedicação e sorte.

Veja um info-gráfico abaixo de como o City ganhou a Premier 2013-14:

CHAMPIONS INFOGRAPHIC (1)

 

(Infografico: SiteMancity)



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.