Listagram: 10 ídolos alternativos da Copa do Mundo

Copa do Mundo chega e todo mundo só fala dos medalhões. É Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e companhia em tudo quanto é canto. Mas nós, do Listagram, gostamos de voltar nossas atenções ao que realmente importa: as seleções e ídolos alternativos, aqueles que nem todos prestam tanta atenção, mas que são os responsáveis pela verdadeira graça do torneio.

Abaixo, em parceria com o Listagram e com exclusividade para o Torcedores.com, listamos 10 jogadores que, para nós, são muito mais ídolos que qualquer popstar que vá disputar a Copa!

fellaini10. Marouane Fellaini
Nome: Marouane Fellaini-Bakkioui
Idade: 26 anos
Posição: Meia
Seleção: Bélgica
Por que é ídolo: Dizem por aí: “a Bélgica pode surpreender na Copa, tem o Hazard”. É válido, mas não podemos esquecer dos outros bons jogadores do elenco. E tem um em particular que tem muito mais potencial pra ser ídolo do que o Hazard, não por ser melhor, mas pela ROUPAGEM: Marouane Fellaini. Acontece que ele tem um diferencial. Se ele arrebenta e faz uma puta Copa, 11 a cada 10 crianças no mundo todo vão colocar perucas pra imitar o cabelo do cara. E ser ídolo é ser imitado. O único possível problema é a cabeleira amortecer demais a bola na hora de um cabeceio…

enyeama9. Enyeama
Nome: Vincent Enyeama
Idade: 31 anos
Posição: Goleiro
Seleção: Nigéria
Por que é ídolo: Porque ele cata absurdamente bem. Infelizmente, em 2010, ele jogava em Israel quando foi para a Copa, e lá catou muito, todo mundo queria contratá-lo, mas ele acabou no Lille, da França. O Lille até ficou em terceiro no Francesão, mas isso equivale meio a ficar em 15° no Brasileiro, já que a França tem um campeonato nojento. Mas o Enyeama foi eleito o melhor goleiro do torneio. Tomara que ele feche o gol em campos brasileiros também.

samaras8. Samaras
Nome: Georgios Samaras
Idade: 29 anos
Posição: Atacante
Seleção: Grécia
Por que é ídolo: Porque ele é ruim que dói. De dar dó. É todo desengonçado, incapaz de dominar uma bola sequer e chuta mal pra caramba. Mas segue titular da Grécia porque, bem, é a Grécia. Destilamos ódio contra ele na Copa de 2010, mas de lá para cá nos conquistou por seu carisma, porque todo ruim tem carisma. E pela barba, claro.

roger7. Qualquer um de Honduras
Aí você se pergunta: mas por que TODOS? Na verdade, qualquer jogador de uma seleção alternativa tem potencial pra ser ídolo. É muito legal quando um desses times “menores” consegue algum grande feito ou protagoniza um jogo histórico, como foi Uruguai x Gana na Copa passada. Honduras foi escolhida para representar esse desejo de que algo assim aconteça por dois motivos: 1) É, de fato, bem alternativa. Está disputando apenas seu terceiro Mundial (os outros foram Espanha 82 e África do Sul 2010). 2) São as melhores figurinhas do álbum da Copa, em especial Roger Espinoza e Carlo Costly, que saíram com cara de “HMMM, DEU MERDA HEIN”.

 

segundo6. Segundo Castillo
Nome: Segundo Alejandro Castillo Nazareno
Idade: 32 anos
Posição: Zagueiro/volante
Seleção: Equador
Por que é ídolo: Porque é uma piada pronta tão sem graça que acaba até ficando engraçada. Afinal, inevitável não pensar em que é o “primeiro” Castillo, RISOS. E também porque saiu com cara de “preciso cagar” na figurinha do álbum da Copa, e esse tipo de genialidade é sempre bem-vinda. E quanto ao futebol? Bom, sinceramente, não faço ideia. Só sei que está escondido no Al Hilal, da Arábia Saudita. Mas com tantos motivos pra idolatrá-lo, isso é o de menos.

LEIA TAMBÉM

donovan5.Donovan
Nome: Landon Timothy Donovan
Idade: 32 anos
Posição: Atacante
Seleção: EUA
Por que é ídolo: Porque ele joga demais, ponto. Se sua convocação for confirmada (está na lista de 30), será sua quarta Copa do Mundo. É o melhor jogador da história de um país que não gosta de futebol, era o craque do time do Beckham (L.A. Galaxy), jogando muito mais que o inglês, e merece ir longe na Copa desde 2002, quando foi assaltado pela Alemanha nas quartas de final.

gyan4. Asamoah Gyan
Nome: Asamoah Gyan
Idade: 28 anos
Posição: Atacante
Seleção: Gana
Por que é ídolo: Por causa de um único jogo, que já foi citado nesta lista: Uruguai e Gana, pelas quartas-de-final da Copa de 2010. O jogo estava 1 x 1 quando o atacante uruguaio Suárez impediu um gol de Gana com a mão no último lance, cometendo pênalti. Gyan bateu e… perdeu, levando a decisão para as penalidades. Muitos poderiam ter fugido, alegando “abalo psicológico”, mas o cara foi lá, bateu o pênalti dele e converteu. Não adiantou muito, já que Uruguai acabou ganhando, mas até hoje respeito o Gyan pela dignidade de não ter fugido da responsabilidade depois ter perdido o pênalti mais importante da vida.

barnetta3. Barnetta
Nome: Tranquillo Barnetta
Idade: 29 anos
Posição: Volante
Seleção: Suíça
Porque é ídolo: Porque ele proporciona a melhor piada futebolística possível: alguém chega e diz: “NOSSA, TÔ BARNETTA HOJE”. Aí o amigo não entende e pergunta: “Quê?”. No que o primeiro completa: “TÔ TRANQUILLO”. HAHAHAHA eu amo essa piada, façam sempre.

gervais2. Gervinho
Nome: Gervais Yao Kouassi
Idade: 26 anos
Posição: Atacante
Seleção: Costa do Marfim
Por que é ídolo: Simplesmente porque é um ser humano que se chama GERVAIS, ganhou apelido abrasileirado e tem um visual ostensivamente estiloso. Tudo isso contribui para o fator CARISMA, que é imprescindível para membros da categoria “mitos”. No mais, pelo pouco que já vi, manda bem nos dribles como atacante na Roma. Espero que meta gol e faça alguma comemoração épica, daquelas que só se vê em Copa do Mundo.

1. De Rosside-rossi-(2)
Nome: Daniele De Rossi
Idade: 30 anos
Posição: Volante
Seleção: Itália
Por que é ídolo: Porque ele é gato. Ponto. Mas isso não conta aqui, né? Então vamos de barba! Também não conta? Ok… Citamos então suas tatuagens, principalmente duas: a de CARRINHO, provando que ele joga futebol de macho, e a de TELETTUBIES, que é tão genial que ele joga com uma manga comprida e outra curta só para esconder. Como não amar?

Siga! https://twitter.com/listagram10

Curta! https://www.facebook.com/listagram10



Jornalista, músico e caga-regras profissional. Entre as coisas mais legais que já fiz na vida, estão a co-autoria do Listagram e do Copa do Mundo em 3×4.