Kaká, o último “herói” brasileiro em uma final da Champions

kaka
Getty Images

O ano era 2007. Liderado por Kaká, o Milan derrotou o Liverpool por 2 a 1 e garantiu pela sétima vez o título da Champions. Foi a última taça do time italiano no torneio e a última vez que o Brasil teve um protagonista na decisão. Kaká participou dos dois gols anotados por Inzaghi.

Aquela conquista projetou ainda mais o meia-atacante, que meses depois, foi confirmado pela Fifa como o melhor jogador do mundo. Pelo portal UOL, fui a Zurique (Suíça) acompanhar a premiação, realizada no imponente Zurich Opera House.

“Conquistei em 2007 muito mais do que eu imaginava. Sonhava com a Liga [dos Campeões], com títulos, mas não pensava ir tão longe. Tudo aconteceu muito rápido e estou bastante feliz”, disse à época.

Pena que Kaká, desde então, não tenha reeditado as suas melhores atuações. O jogador passou sem brilho pelo Real Madrid e retornou ao Milan, novamente sem convencer. Equipes brasileiras sonham com o astro, mas Kaká deve seguir mais algumas temporadas no futebol europeu.

LEIA MAIS:
Heineken é acusada de ser machista na Champions; assista

Em 2006, o Barcelona, de Ronaldinho, decidiu a Liga diante do Arsenal. O jogador, atualmente no Atlético-MG, não brilhou. O gol que valeu a taça ao clube catalão foi marcado por Belletti, mas muitos torcedores acompanharam a partida por causa do gaúcho.

A decisão deste sábado, entre Real Madrid e Atlético deverá ter muitos brasileiros em campo. Miranda, Filipe Luis, Diego e Diego Costa pelo Atlético de Madri. Pepe, Marcelo e Casemiro pelo Real Madrid. Nenhum, porém, com carisma suficiente para levar para frente da televisão alguém que não seja tão viciado no esporte.

O futebol brasileiro tem se destacado nos últimos anos pela formação de bons zagueiros, tanto que David Luiz acaba de se transferir do Chelsea para o PSG pela “bagatela” de R$ 151 milhões. O defensor irá atuar ao lado de Thiago Silva, ambos titulares da seleção.

A Liga dos Campeões é sem dúvida alguma a competição mais fantástica do planeta, mas a falta de brasileiros de expressão na decisão tira um pouco o brilho do espetáculo. Mesmo assim, estarei acompanhando o jogo e torcendo para os “brazucas” em campo.

Quem é o maior artilheiro brasileiro da história da Champions League? Veja abaixo o Top 10:

 



Jornalista.