Indy chega a Indianápolis para ‘estreia’

A 15 dias das 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais tradicional do automobilismo norte-americano, os pilotos da Fórmula Indy vão acelerar no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, nos EUA. A corrida acontece às 16h30 (horário de Brasília).

Será a primeira vez que a categoria utilizará essa parte do traçado, que já foi sede do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 entre 2000 e 2007.

Indianápolis, na Indy, é sinônimo de oval. Por isso, a corrida na parte mista do circuito será uma incógnita. Nos primeiros treinos, o atual campeão, Scott Dixon, da Ganassi, foi o mais veloz. Os brasileiros Helio Castroneves, da Penske, e Tony Kanaan, da Ganassi não tiveram bom desempenho.

Mas é possível arriscar alguns palpites.

A etapa deste sábado é a quarta do ano. Antes, os pilotos passar por St. Petesburg, Long Beach e Alabama. Assim como a primeira parada em Indianápolis, todos circuitos mistos.

Will Power (Penske), Mike Conway (Carpenter) e Ryan Hunter-Reay (Andretti) foram os vencedores das corridas anteriores. Power (foto) e Hunter-Reay têm dividido a hegemonia no início da temporada, se alternando entre liderança por maior número de voltas, poles positions e voltas mais rápidas.

Se ainda não engrenaram nos treinos livres antes da corrida, os brasileiros aguardam ansiosamente pela chegada das 500 Milhas. Tony Kanaan foi o vencedor da prova do ano passado enquanto Helio Castroneves cruzou a linha de chegada na primeira posição em três ocasiões (2001, 2002 e 2009). A prova mais tradicional da Indy está agendada para o próximo dia 25.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.