Depois de sete derrotas, Benfica deve ganhar final da Liga da Uefa

Considerada como uma Liga de menos valor na Europa, a Liga da Uefa ainda é vista com bons olhos fora do continente. Bicampeão, o Sevilla FC procura erguer o troféu pela terceira vez, contra um tradicional Benfica, invicto na competição, que tenta colocar fim à série de sete derrotas consecutivas em finais da UEFA.

A partida será em Turim, no novo estádio da Juventus, que caiu nas semis. Campeão português, o Benfica, que perdeu pro Chelsea no ano passado, não quer deixar passar outra oportunidade como essa. O Sevilla ainda luta por uma vaga na Champions League pela Liga espanhola, mas sabe que este título poderá lhe garantir a presença na competição mais prestigiosa da Europa.

nba

A única partida entre os dois times em competições europeias aconteceu na preliminar da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1957/58. Essa que foi a primeira partida entre as equipes, no jogo de ida deu Sevilla por 3 a 1 e na volta, 0 a 0 em Lisboa.

Nas semifinais, foram dois grandes clássicos. O Sevilla despachou o Valencia com um gol no último minuto, enquanto o Benfica venceu o duelo contra a Juventus, que jogava em casa. A Juventus sonhava com essa final, pois sabia que é muito raro um time ter a chance de fazer um jogo destes em casa, especialmente uma final de UEFA League.

A nível de troféus europeus, ambas as equipas somam dois cada. Benfica (2 Champions) e Sevilla (2 Uefa League); porém, o Benfica sofreu sete derrotas em finais da UEFA desde que ergueu pela segunda vez a Taça dos Campeões, em 1962, enquanto o Sevilha ostenta registo 100% vitorioso em finais europeias até à data.

Veja aqui todas finais europeias do Benfica:

1-2 frente ao Chelsea FC, UEFA Europa League, 2012/13 – (derrota)
0-1 frente ao AC Milan, Taça dos Campeões Europeus, 1989/90 – (derrota)
0-0 após prolongamento (5-6 no desempate por grandes penalidades) frente ao PSV Eindhoven, Taça dos Campeões, 1987/88 – (derrota)
1-2 (no agregado) frente ao RSC Anderlecht, Taça UEFA, 1982/83 – (derrota)
1-4 frente ao Manchester United FC, Taça dos Campeões, 1967/68 – (derrota)
0-1 frente ao FC Internazionale Milano, Taça dos Campeões, 1964/65 – (derrota)
1-2 frente ao AC Milan, Taça dos Campeões, 1962/63 – (derrota)
5-3 frente ao Real Madrid CF, Taça dos Campeões, 1961/62 – (vitória)
3-2 frente ao FC Barcelona, Taça dos Campeões, 1960/61 – (vitória)

Resultado da Final: Benfica 1×0 Sevilla

O Benfica que chega pela segunda vez consecutiva na final sabe que não pode deixar escapar este título. Já perdeu no ano passado para o Chelsea, e seus torcedores não aguentam mais perder finais européias.

 Se perder será a oitava consecutiva e isso deixaria muito triste o ‘anjo’ Eusébio, que agora os protege lá de cima.



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.