Com o mesmo carro, quem é melhor: Vettel ou Alonso?

Hoje pensei numa indagação que é um bom tema para discussão entre os fãs da Fórmula 1. Quem é melhor na pista, com igualdade de condições nos carros: Vettel ou Alonso? Ou até melhor: quem você escolheria como piloto da sua equipe?

Os títulos contam a favor de Vettel: 4 contra 2. Alonso foi campeão em 2005 e 2006, e depois parou de vencer. Foi sucedido por Raikkonen, Hamilton e Button. Depois dos quatro, só deu Vettel, com quatro conquistas seguidas.

Admito: estava pronto para responder Alonso para esta pergunta, pois acho que o espanhol costuma tirar mais do carro do que Vettel. Aí decidi perguntar para o grande Victor Martins, jornalista do portal Grande Prêmio, o que ele acha. Via Twitter, o aniversariante do dia me respondeu:

“Vettel é um cara que passa pra equipe onde tão os problemas e não os cria. Ele identifica melhor, sabe construir uma equipe. Alonso já não é tanto assim”.

Bingo. Bom argumento que me fez pensar.

Como Victor mesmo ponderou em seu blog, conta de forma desfavorável a Alonso o fato de ele ter feito escolhas que se mostraram erradas na sua carreira. Saiu da McLaren por não suportar brigar em igualdade de condições com Hamilton e voltou para a Renault, onde foi coadjuvante, até chegar como estrela na Ferrari…e não ganhar nada.

A favor de Vettel conta o fato de ele ter conquistado os quatro títulos com muitos méritos, apesar de em alguns deles ter um carro muito superior ao dos rivais. E se neste ano pena com uma Red Bull bem abaixo das Mercedes, tem mostrado que não desiste diante das adversidades e que consegue resultados mesmo com um carro inferior.

Desta vez, fico na coluna do meio sobre quem é o melhor. Mas escolheria Vettel para a minha equipe por ser um piloto mais maleável, mais fácil de lidar. E você, concorda?

Crédito: Reprodução



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com