Brasileiros se recuperam na Indy

Ainda não foi dessa vez que Helio Castroneves (foto) e Tony Kanaan conseguiram vencer pela primeira vez na temporada 2014 da Fórmula Indy. Mas neste sábado (10), no circuito misto de Indianápolis, o Brasil inaugurou o pódio.

Aniversariante do dia, Castroneves, da Penske, comemorou os 39 anos com o terceiro lugar na prova. A vitória foi do francês Simon Pagenaud (Schmidt Peterson). O americano Ryan Hunter-Reay (Andretti) foi o segundo e completou o pódio. Tony Kanaan (Ganassi) cruzou a linha de chegada na 10ª posição.

Com o resultado, o australiano Will Power (Penske) continuou na liderança da temporada, com 149 pontos, um a mais do que Hunter-Reay. O pódio deixou Castroneves no 4º lugar, com 102 pontos ao fim de quatro corridas.

Foi a primeira vez que uma corrida da Indy era disputada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Tradicionalmente, a categoria utiliza o traçado oval, enquanto a parte mista já foi a parada norte-americana da Fórmula 1 entre 2000 e 2007.

No próximo dia 25 de maio, os pilotos voltam à pista, mas, desta vez, para correr a prova mais famosa do automobilismo americano e, talvez, do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis.

Na prova oval, os brasileiros têm força. No ano passado, Tony Kanaan foi o vencedor. Helio Castroneves ganhou o troféu em 2001, 2002 e 2009. Quem sabe um deles não repete a dose neste ano?



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.