Brasil mudará de cor em caso de novo Maracanazo?

Luiz Gustavo também pode desembarcar na Itália - Crédito da foto: Divulgação

Após perder a Copa de Mundo de 1950 para o Uruguai, em pleno Maracanã, a Seleção Brasileira esqueceu da camisa branca. Até então, o Brasil só vestia branco nas competições oficiais de futebol. Com o Maracanazo, a camisa alva ficou com fama de azarada. Em 1952, entrava em cena a amarelinha, que se tornaria algo quase mítico com o passar dos anos.

Caso nova tragédia aconteça em 2014, será que o Brasil deixará o amarelo de lado?

Se o branco é banido e o amarelo também for, não sobrarão muitas cores. Atual camisa número dois, a azul pode ser adoptada como principal vestimenta da Seleção. O traje é pé quente. Foi de azul que o Brasil conquistou a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando enfrentou os donos da casa (que utilizavam amarelo) na final.

Curiosamente, o Brasil ainda não usou uniforme totalmente verde. O mais próximo disso é a atual terceira camisa, feita apenas para comercialização. Produzido pela Nike, o uniforme é verde bem escuro, quase preto e com detalhes como o escudo confeccionado em material que brilha no escuro. Pode ser uma opção caso o Brasil fique pelo caminho no Mundial.

Uma composição entre duas cores também é possível. Mais do que detalhes verdes na gola e na manga, como acontece actualmente, o Brasil já utilizou uniforme com listras verticais verdes e amarelas durante o Sul-Americano de 1916. Mas a roupa teve vida curta e logo o branco esteve de volta.

A própria camiseta branca teve variações: com detalhes azuis nas manga, com listras verde e amarelas no peito, detalhes azuis e vermelhos nas mangas… Até de vermelho o Brasil já jogou.

Qual será o próximo uniforme em caso de Maracanazo?

Foto: Rafael Ribeiro/CBF



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.