Atlético-MG sofre com ‘maldição’ recente dos campeões da Libertadores?

Ronaldinho Gaúcho

O Atlético-MG está em crise. Não consegue ganhar em campo e tem problemas nos bastidores. Seria mais uma vítima recente da ‘maldição’ dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título?

Recapitulando…em 2010, o Inter venceu a Libertadores e foi eliminado de forma vexatória para o Mazembe na primeira fase do Mundial. No ano seguinte, acabou caindo nas oitavas da Libertadores. Como ‘consolo’, ganhou dois títulos: o Gaúcho e a Recopa. Mas teve rendimento abaixo do esperado para um campeão continental.

Em 2011, o Santos viveu uma situação parecida com a do Inter: foi campeão da Libertadores. Perdeu o Mundial após ser massacrado pelo Barcelona, mas esperava-se um 2012 promissor, ainda mais por ser o ano do Centenário do clube. O resultado? Um Paulistão e uma Recopa na sala de troféus, mas muita frustração por não render o esperado.

No ano seguinte, foi a vez do Corinthians viver uma situação semelhante a de Inter e Santos. O time do então técnico Tite venceu a Libertadores pela primeira vez na história e ganhou um Mundial inesquecível para o seu torcedor. Em 2013, chegou Alexandre Pato e a tendência era de que ninguém pararia o Timão. Mas…veio apenas o Paulistão e a Recopa. Muito pouco para as pretensões da diretoria.

O Atlético-MG conquistou em 2013 a Libertadores, o maior troféu da sua história. Fez uma campanha vexatória no Mundial, mas esperava-se que 2014 seria um ano glorioso. Mas o time de Ronaldinho Gaúcho perdeu a final do Mineiro para o Cruzeiro e caiu nas oitavas da Libertadores contra o Atlético Nacional. Trocou de técnico: saiu Paulo Autuori e entrou Levir Culpi. Mas o Galo não consegue voltar a ganhar. Será que conseguirá repetir o desempenho dos outros brasileiros e acabar o ano com dois títulos? Posso queimar a língua, mas acho muito improvável.

Crédito da foto: Reprodução



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com