Werdum enfrenta Cain Velásquez no dia 15 de novembro

O presidente do UFC, Dana White, confirmou ontem a data e o local do confronto entre o brasileiro Fabricio Werdum e o norte-americano Cain Velásquez, atual campeão dos pesos pesados (até 120 kg). Eles vão disputar o cinturão no dia 15 de novembro, na Cidade do México, no UFC 180.

Além de anunciar a data do duelo, a organização confirmou que os lutadores serão os treinadores da primeira edição do reality show “The Ultimate Fighter” realizado na América Latina, que envolverá todos os países da região menos o Brasil. A final do programa acontecerá no mesmo evento.

O México não foi escolhido à toa. Além do reality show, os lutadores têm relações com o país. Nada de “campo neutro”, no entanto.

Cain Velásquez estará praticamente em casa. Americano de Salinas, da Califórnia, o campeão dos pesados tem ascendência mexicana. A tatuagem “Brown Pride” (“Orgulho Negro”) no peito, a música típica do país latino e bandeiras mexicanas em suas lutas são cenas comuns. Portanto, é fácil prever que o melhor peso pesado da actualidade terá apoio em massa da torcida.

Gaúcho, Werdum não terá como competir com Velásquez na preferência do público. Mas o “Vai Cavalo” não é um anónimo para os mexicanos: é comentarista do canal oficial do UFC na América Latina e fala espanhol fluentemente. Ele também foi treinador da segunda edição do TUF no Brasil (e auxiliar de Wanderlei SIlva na primeira).



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.