Opinião: Anderson Silva vai aposentar o MMA no Brasil

Anderson Silva

Não foi apenas a perna de Anderson Silva que se quebrou quando o brasileiro tentou chutar o norte-americano Chris Weidman em dezembro do ano passado. O MMA no país também sofreu uma séria fratura naquele exato momento e, ao contrário da canela do campeão, provavelmente não cicatrizará.

DESTAQUES:
Anderson Silva revela que existem gays no MMA, mas nega preconceito
Episódios como o do TUF dão munição a quem não gosta de MMA

Anderson “Spider” Silva completou 39 anos nesta semana e, apesar de todo o esforço para se recuperar e voltar aos octógonos, sabe que não tem muito mais a acrescentar ao esporte que projetou no Brasil. Sua aposentadoria, cada dia mais próxima, também decretará o fim da modalidade em território brasileiro. É esperar para ver.

Spider carregou atrás de si um caminhão de novos ídolos do esporte, como Cigano, Wanderlei Silva, Lyoto Machida, Zé Aldo e tantos outros, mas nenhum deles, nem mesmo Aldo, hoje único brasileiro detentor de um cinturão, tem o carisma necessário para manter viva a faísca do esporte para as novas gerações.

ENVIE SUA NOTÍCIA
Também quer opinar sobre o assunto? Envie sua notícia!

Cigano chegou a despontar como ídolo e assinou com o Corinthians ao ganhar o cinturão de Cain Velásquez, mas as últimas surras que levou do oponente mostraram que aquela vitória foi puramente obra do acaso.

Wanderlei Silva nunca chegou a ser ídolo, mas tinha espaço na mídia pelas bobagens que falava, principalmente sobre Chael Sonnen. O papelão que vem realizando no TUF Brasil, no entanto, enterrou qualquer chance de o também veterano assumir o lugar de Spider como ídolo nacional.

A última, e talvez única esperança de sobrevivência do MMA no Brasil está sob os ombros de Lyoto Machida. Se o bom lutador conseguir vingar Anderson Silva e vencer Chris Weidman no UFC 175, o esporte, amado por muitos, mas odiado por outros tantos no Brasil, ainda terá alguma sobrevida no país. Em caso de nova – e provável derrota – para o americano, a aposentadoria, assim como a de Anderson Silva, está selada.



Apaixonado por futebol e esportes em geral.