Apesar de memória curta da torcida, Juvenal deixa saldo positivo no São Paulo

Muitos o odeiam. Muitos querem sua cabeça. Muitos têm memória curta.

Juvenal Juvêncio, ou JJ, é um senhor de 82 anos que termina seu mandato de presidente do São Paulo Futebol Clube no dia 16 de abril de 2014.

Participando como diretor de Futebol, entre os anos de 1984 e 1988, ajudou a lançar os “Menudos do Morumbi”, time que jogava por música e até hoje é lembrado como uma das melhores gerações dos últimos tempos no Brasil.

Entre 2003 e 2006, como diretor de Futebol, foi responsável por montar o time campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 2005. O ex-presidente e falecido Marcelo Portugal Gouvêa teve que insistir para que JJ aceitasse voltar ao clube.

Voltou a ser presidente em 2006, quando conseguiu o inédito título  de tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Famoso por pagar ‘bicho’ (dinheiro por vitória) dentro do vestiário, e dar muitos presentes para jogadores que ele gostava, chegou a dar cavalos de seu haras de presente a alguns jogadores durante a campanha do título da Libertadores.

Ao contrário que muitos pensam , JJ deixou algumas contribuições positivas para o clube.

Rogério Ceni adora o chefe e disse que sempre foi muito respeitado. Juvenal, inclusive, teve papel importante em sua renovação.

!cid_2411_crop_galeria

Uma das prioridades da gestão do presidente Juvenal Juvêncio sempre foi o CFA Cotia, inaugurado em julho de 2005, erguido em um amplo terreno de 220 mil metros quadrados, sendo referência internacional no trabalho de formação de atletas de alto rendimento.

Localizado em Cotia, a cerca de 30 quilômetros da capital, o CFA conta com uma maravilhosa estrutura esportiva, educacional e administrativa. As modernas instalações aproveitam a natureza e geografia do terreno, criando um ambiente altamente funcional e de extremo conforto e tranquilidade para os jovens que sonham em seguir carreira no esporte.

Em menos de uma década de existência, o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel já revelou, entre outros, nomes como Breno, Hernanes, Jean, Lucas e toda essa nova geração campeã sub 17.

A seleção dos EUA, comandada pelo alemão e campeão do mundo Jurgen Klinsmann vai ficar hospedada no CT de Cotia durante a Copa do Mundo.

Veja o que o Klinsmann disse em entrevista ao site do clube:

“Esse CT é de tirar o fôlego. Sério, não há nada no mundo que se compare a isso. Há alguns bons CTs na Europa, trabalhei no Bayern de Munique, que tem uma ótima estrutura, mas não é impressionante como esse aqui. É um centro de treinamento de ponta”

 

Homenagem dos jogadores depois da partida do São Paulo contra o CSA pela Copa do Brasil, assista:



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.